Valério Vasconcelos

Valério Vasconcelos é doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo/Instituto do coração (USP/INCOR), pesquisador e escritor. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).
Valerio-Vasconcelos

Dormir menos de seis horas afeta a saúde do coração 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como anda o seu sono? Você tem dormido bem? Dormir bem é fundamental para a saúde. O sono reparador proporciona descanso da atividade cerebral, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. Quem dorme mal pode enfrentar muitos problemas de saúde, inclusive os que envolvem o sistema cardiovascular. 

A privação do sono aumenta o risco para o surgimento de doenças, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, o que aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além disso, estudos mostram que dormir menos de seis horas por dia ou acordar com frequência afeta o sistema cardiovascular. 

Quando dormimos ocorre um período de repouso do nosso sistema cardiovascular, em que tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração. 

Indivíduos que dormem menos de seis horas por noite apresentam risco 27% maior de desenvolver aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placa de gorduras e outras substâncias nocivas nas artérias, de acordo com um estudo publicado no Journal of American College of Cardiology. Resultados semelhantes foram encontrados para quem sofre de má qualidade do sono, como acordar frequentemente durante a noite. Estes apresentam um risco 34% maior.

Dormir pouco é ruim, a maioria das pessoas sabe. E dormir em excesso? Também. Outra evidência é que também existe maior probabilidade de aterosclerose para pessoas, especialmente mulheres, que dormem mais de oito horas por noite.

Para garantir uma boa noite de sono, algumas práticas devem ser levadas a sério e incorporadas com regularidade no dia a dia. Confira:  adote horários regulares de sono; evite dormir muito durante o dia; faça atividade física pela manhã ou à tarde; evite bebidas com cafeína à noite; coma alimentos leves no jantar; evite o consumo de bebidas alcoólicas; diminua a exposição à luz durante a noite.

Boa saúde e… bons sonhos!

MAIS LIDAS

Guarabira ganha destaque internacional em programa sobre discos-voadores no History Channel

Traficante que atuava na PB e levava vida de ostentação é preso durante show em SP

adrotate banner="232"