Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dona de oficina de João Pessoa ensinará mecânica básica para mulheres em outubro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cidade de João Pessoa já conta com a primeira oficina mecânica com o selo ‘Oficina Amiga da Mulher’: a Autotec Peças e Serviços, empresa localizada no bairro de Mangabeira e cuja equipe é treinada para atender com tranquilidade e segurança o público feminino e a comunidade LGBTQIA+. No mês de outubro, a oficina, cuja proprietária participou neste ano do Programa Brasil Mais-ALI, do Sebrae/PB, ofertará o primeiro workshop de mecânica básica voltada para mulheres e as inscrições estão abertas, podendo ser feitas no perfil da empresa no Instagram (@autotec.jp) ou por meio do formulário: https://forms.gle/ZxWQX3GRMk5dAGjb7

O workshop será uma aula de mecânica básica que vai abordar tópicos como luzes do painel, verificação de óleo, calibragem dos pneus, vida útil de peças e revisões, lubrificantes, arrefecimento, sistema de ignição e freios. Com didática simples, a proposta é que, em quatro horas de capacitação presencial, uma pessoa leiga aprenda facilmente e conheça melhor seu veículo, sabendo como mantê-lo melhor ou quando ele precisar de manutenção.

“Durante o início da pandemia, foi verificado que muitas mulheres aproveitaram para entender mais sobre seu veículo, aumentando a demanda na oficina. Com isso, muitas relataram desconforto nas revisões por não entenderem sobre o básico do veículo e, também, sentirem-se vulneráveis. Esse desejo de um atendimento especializado para esse público se manifestou a partir desse ponto. Por sorte, ao participar do programa ALI do Sebrae, o agente alimentou ainda mais essa ideia e buscamos alternativas para torná-la um Procedimento Operacional Padrão na oficina, além da possibilidade de um evento semestral ou anual voltado a mulheres”, explicou a empresária Regeane Maia.

O Workshop será realizado no dia 8 de outubro e, para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível, além de efetuar a inscrição. Atuando há dois anos na área, a empreendedora contou sobre como é estar em um espaço ainda predominantemente masculino. “Digamos que é crescente a participação de mulheres no ramo mecânico e de automóveis, isso porque elas já representam mais de 50% da população brasileira que compram carros 0km. Por ser uma área ainda bastante masculina, incomodamos e provocamos no mercado a abertura para uma nova visão em relação a oficinas mecânicas. Vejo isso como um marco de crescimento maravilhoso nesse novo espaço que nós mulheres alcançamos”, afirmou.

Brasil Mais-ALI – A participação da empresária no programa do Sebrae é tida, por ela, como um divisor de águas em decorrência do aprendizado adquirido. “Conseguimos visualizar os gargalos e melhorar nossa produtividade, focados em metas realistas e possíveis. Também implantamos novos métodos de venda via página de vendas, como o Magalu, melhoramos a organização dos anúncios do Google ADS, humanizamos o nosso perfil digital, fizemos novas parcerias e criamos programas de desconto a públicos selecionados. Foi 100% sucesso”, enfatizou.

O Agente Local de Inovação que atendeu a empresária, João Antônio da Silva Neto, destacou que acompanhou o processo da oficina em busca da certificação ‘Oficina Amiga da Mulher’ e percebeu o movimento como necessário para o amadurecimento da empresa, bem como a consolidação da expertise no atendimento ao público feminino.

“Com a certificação, a empresa passa a fazer parte de uma rede e é inserida num contexto nacional, visto que oficinas de todo Brasil fazem parte (70 oficinas em 13 estados). Ser parte de uma rede possibilita oportunidades inéditas de negócios entre oficinas, construção da marca e criação de autoridade no mercado. Dessa forma, ela ganha mais visualização e destaque no contexto de atendimento ao público feminino, além de trazer melhorias para o público em geral, pois houve treinamento de atendimento e relacionamento com o cliente. Convém ressaltar que essa nova patente é acompanhada de uma conjuntura em que a empresa é avaliada, logo ela terá que manter um padrão de qualidade se quiser permanecer certificada”, frisou o agente.

“O projeto ALI tem em seu objetivo elevar a produtividade por meio do estímulo à inovação. Este foi o caso da Autotec, que, durante o acompanhamento do Brasil Mais-ALI, revisou seus processos, a fim de otimizar e acompanhar cada etapa de maneira eficaz. Em meio a troca de experiências, surgiu esse outro serviço que é a capacitação de mecânica básica para mulheres, o que podemos considerar uma inovação incremental aos serviços já oferecidos”, enfatizou a gestora estadual do Programa Brasil Mais-ALI, Cláudia Pereira.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira