Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Doleiro pagou passagens aéreas para assessor de Cícero Lucena

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O doleiro Alberto Youssef pagou as passagens de assessores dos senadores Cícero Lucena (PSDB) e Ciro Nogueira (PP-PI) de Brasília a São Paulo. É o que revela matéria divulgada nesta terça-feira (9) pelo Estadão. O Estadão teve acesso ao recibo da compra dos bilheres aéreos, ida e volta, da companhia TAM, no valor de R$ 3.364, 96. É o primeiro documento que liga diretamente o gabinete de parlamentares ao doleiro.

Os assessores Mauro Conde Soares, que trabalha com Ciro Nogueira desde o início do seu mandato, e Luiz Paulo Gonçalves de Oliveira, que assessora Lucena há oito anos, saíram de Brasília no dia 4 de janeiro de 2012, desembarcaram em Congonhas e retornaram a Brasília na mesma data. O boleto foi faturado pela Arbor Contábil, empresa da contadora do doleiro, Meire Pouza.
 
Os dois deixaram cartões de visita com o timbre do Senado e contatos dos senadores com pessoas da confiança de Youssef. Ambos assessoram os senadores na área de orçamento.  Ou seja, acompanham a destinação e a liberação de recursos destinados pelos parlamentares a obras e projetos.
 
Para os investigadores, os dois assessores foram à Capital paulista supostamente tratar de um fundo de investimentos criados por Youssef. Segundo as investigações, havia um acordo com políticos que receberiam 10% de comissão se conseguissem que fundos de pensões de prefeituras e estados colocassem dinheiro num fundo de investimentos da empresa Marsans Brasil, em nome do doleiro.

Segundo o Estadão, as empresas pagavam 3% de propina a políticos em troca de contratos com a empresa na área de Paulo Roberto Costa, que chefiava o esquema com Alberto Youssef. Cícero Lucena recebeu R$ 25 mil de doação na última eleição de uma empresa de Youssef.

Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef foram presos durante a operação Lava Jato da Polícia Federal. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou, em relato a procuradores e policiais, que 12 senadores, 49 deputados federais e ao menos um governador receberam dinheiro desviado da estatal. Segundo denúncias, os políticos ficavam com 3% do valor dos contratos da Petrobras no período em que Costa foi diretor da estatal, entre os anos de 2004 e 2012.

Cícero nega

O senador Cícero Lucena negou hoje que tenha havido doação da empresa ligada ao doleiro para a sua campanha. "Minha prestação de contas no TRE é pública e não há nenhuma doação dessa empresa para minha campanha", garantiu. 

Sobre as passagens, Cícero disse que a viagem feita por seu assessor aconteceu em janeiro de 2012, portanto, em período de recesso de seu gabinete. Disse ainda que Luiz Paulo Gonçalves de Oliveira acompanhou o assessor do senador Ciro Nogueira, de quem é concunhado. "Essa viagem, portanto, aconteceu em período de recesso de meu gabinete, não tenho nada a ver e nenhum vínculo com isso", disse durante entrevista a rádio CBN, por telefone, ainda do aeroporto, onde retornava da viagem a Cuba.

Cícero disse que se seu assessor usou o seu nome para conseguir as passagens, "com certeza" será demitido.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel