Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dirigentes e filiados do PT afirmam que escolha por Cartaxo foi “imposição e erro tático”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dirigentes e filiados do PT na Paraíba criticaram a decisão da Executiva Nacional do partido, que, durante reunião realizada na manhã de hoje, homologaram a pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a Prefeitura de João Pessoa. Em nota, eles afirmam que a candidatura de Cartaxo foi uma “imposição”, um “erro tático que pode acarretar consequências graves para o partido” e “não representa o projeto petista e não cumprirá o papel de enfrentar fortemente a extrema-direita”.

Ainda na nota, assinada pelo presidente estadual do PT, Jackson Macedo, e o presidente municipal, Marcus Túlio, entre outros, eles afirmam que a definição da candidatura de Cartaxo não levou em consideração a estratégia política nacional, a participação democrática das instâncias (estadual e municipal) a opinião dos filiados, além das regras estatutárias.

“A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instancias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências”, afirmam os militantes.

“Por fim, ao tempo em que acatamos a deliberação nacional, reafirmamos nosso compromisso com as transformações que Lula busca promover no Brasil. Mas é importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o nosso partido”, conclui a nota.

Confira íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA DE DIRIGENTES PETISTAS

O Partido dos Trabalhadores tem um grande desafio nas próximas eleições municipais. Será um momento muito importante para aferirmos a situação política do Brasil e o nível de embate com os setores conservadores e da extrema-direita.

Para tanto, é necessário que a condução política tenha como estratégia a consolidação do projeto nacional, assim como agentes políticos capazes de unificar o partido nos milhares de municípios do país.

Dessa forma, a participação das instâncias municipais, estaduais, grupos políticos locais, setoriais, tendências, agrupamentos e a militância petista são fundamentais para que o projeto seja colocado em prática.

Para a definição dos candidatos do nosso partido nos municípios, um calendário de atividades, encontros e prévias estavam previstos. Mesmo sendo da nossa Direção Nacional a “última palavra” sobre tal posição. Porém, infelizmente, nem o direito estatutário da “primeira palavra” ou de opinar, foi garantido as instancias locais do PT de João Pessoa. Tudo isso, divide o partido, além de enfraquecer e desestimular nossa militância.

Logo, no momento em que a candidatura a prefeito de João Pessoa é definida sem considerar a estratégia política nacional, a participação democrática das instâncias (estadual e municipal) a opinião dos filiados, além de nossas regras estatutárias, fica evidente que tal candidatura não representa o projeto petista e não cumprirá o papel de enfrentar fortemente a extrema-direita.

A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instancias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências.

Por fim, ao tempo em que acatamos a deliberação nacional, reafirmamos nosso compromisso com as transformações que Lula busca promover no Brasil. Mas é importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar
em consequências graves para o nosso partido.

João Pessoa, 02 de julho de 2024

ASSINAM OS DIRIGENTES DO PT:

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Novo terminal de passageiros da Lagoa será entregue nesta quarta-feira

Prefeitura de João Pessoa entrega o Parque Linear do Valentina neste mês

Anteriores

trans

Semob-JP alerta para bloqueio de trecho da Avenida Epitácio Pessoa no próximo domingo

oper

Polícia Civil prende quatro suspeitos por homicídios e tráfico de drogas na Paraíba

acide

Acidente termina com uma pessoa morta e oito feridas na PB-115

CONCURSO-CANVA

TJ acata recurso do MPPB para nomeação de aprovados em concurso de Conde

Amanda Rodrigues, esposa de Ricardo Coutinho

Amanda Rodrigues diz que recebeu convite de Cartaxo para vice: “Estou analisando”

João Azevêdo close

João defende candidatura única em Campina e comemora avanços de Jhony Bezerra

Corrinha Delfino

Universidade diz que diploma de mestrado apresentado por Corrinha Delfino é “falsificado”; ela rebate

Taioba Discos

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Marina Elali e Eduardo Lages (1)

Maestro Eduardo Lages e Marina Elali retornam a João Pessoa com show ‘Sucessos do Rei’

Amanda Rodrigues

Cotada para vice de Cartaxo, Amanda Rodrigues deixa cargo no Ministério da Saúde