Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Desembargador dá prazo para Berg Lima se defender em ação que pede seu afastamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O desembargador Ricardo Vital de Almeida deu um prazo de 15 dias para que o prefeito de Bayeux, Berg Lima, apresente sua defesa em relação ao pedido de afastamento feito pelo Ministério Público Estadual. O subprocurador-Geral de Justiça, Alcides Jansen, apresentou um Investigatório Criminal contra o gestor e mais quatro pessoas por desvio de recursos. Além de Berg, três funcionários públicos (Washington Tavares de Assis, Caio Cabral de Araújo e Diego Marchetti) teriam agido para beneficiar o empresário Pedro Lucena num esquema fraudulento de locação de veículos.

A denúncia toma por base o Relatório de Análise Técnica SGCI 001/2017, produzido pela Secretaria de Gestão e Controle Interno do Município de Bayeux segundo o qual o prefeito Berg Lima teria autorizado em janeiro e fevereiro de 2017 a locação de um Ford F 4000, placa MOP-9912, e de um caminhão trucado, placa PGJ-2549, que jamais foram usados no município, mas pelos quais foram pagos R$ 32.760,00.

“Além da prova oral, documentos inclusos, notadamente as planilhas de registro de abastecimento de combustível, revelaram que esses veículos nunca foram utilizados pela Prefeitura de Bayeux”, narra o MP, que pede o afastamento do prefeito e a devolução dos recursos aos cofres públicos.

“Diante da gravidade dos fatos narrados, da constatação de que o prefeito é contumaz na prática de crimes contra administração pública, lesando os já combalidos cofres municipais, e da premente conveniência da instrução deste feito, em busca da verdade real, requer este Órgão Ministerial o AFASTAMENTO CAUTELAR do Prefeito GUTEMBERG DAVI DE LIMA, do exercício do seu cargo, com arrimo no art. 2º, I, do Decreto-Lei nº 201/671”.

O desembargador Ricardo Vital decidiu que seja oferecido um prazo de 15 dias para que o prefeito apresente sua defesa. O gestor, contudo, ainda não foi notificado da decisão que tem data de 20 de novembro.

A defesa de Berg alega que ele não incorreu em irregularidade e que “a contratação dos veículos foi realizada pelo gestor que antecedeu Berg Lima (antes de 2017), no entanto, ao assumir a prefeitura de Bayeux, Berg verificou já em fevereiro a existência de possível irregularidade na contratação com a empresa responsável pela locação dos veículos, tomando medidas enérgicas e urgentes para sanar qualquer possível irregularidade causada diante da contratação celebrada pela gestão anterior”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel