Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputados visitam obras do São Francisco em Floresta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acompanhados de prefeitos, presidentes de Câmaras municipais do cariri paraibano, os deputados Francisco Quintans, DEM, e Carlos Batinga, PSB, visitaram na última terça-feira, 21, o primeiro trecho do Eixo Leste, no município de Floresta, PE, da obra de transposição de água do Rio São Francisco para a bacia Hidrográfica do Rio Paraíba.

Segundo o deputado estadual Francisco Quintans, um dos entusiastas da transposição, 18 municípios da região do cariri serão diretamente beneficiados com  água do Rio São Francisco e projetos rede de esgoto, aterro sanitário e drenagem.

Quintans acrescentou que a água armazenada vai permitir a interligação de açudes e manter o nível de água em cada um deles – uma forma de garantir o sustento de famílias que vivem na região.

Isso vai permitir que, acrescenta o deputado Carlos Batinga, que em torno desses açudes, a população beneficiada possa ter um mínimo de política de irrigação para atender, sobretudo a agricultura familiar.

No canteiro de obra do 3º Batalhão do Exército Brasileiro, sediado em Floresta, os membros da comitiva receberam do engenheiro, Ten. Gurgel, explicações sobre a execução do projeto, sob responsabilidade do Exercito Brasileiro.

Comitiva – A comitiva com cerca de 70 pessoas, composta por parlamentares estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras municipais, vereadores, lideranças políticas da região do cariri, professores e profissionais de imprensa visitou o ponto inicial da obra, que servirá como tomada de água do Lago de Itaparica, para a transposição de água do São Francisco até a bacia hidrográfica do Rio Paraíba.

O trecho inicial do canal está sendo executada pelo 3º Batalhão do Exército Brasileiro, com sede no Piauí, subordinado ao 1º Grupamento de Engenharia e Construção, de João Pessoa,  tendo ao frente o engenheiro-chefe,  o Ten. Cel  Gurgel, um potiguar de Natal.

A parte do Exército consiste na construção de um Canal de aproximação, cuja profundidade em algumas áreas chega a ser corresponde a um prédio de 10 andares, e uma barragem de areia para acumulação.

Entre a parte inicial do canal e a barragem de areia será construída a primeira estação elevatória com uma altura de 36m.

A previsão para a conclusão do primeiro trecho do canal é para dezembro deste ano, segundo o engenheiro responsável, Ten. Gurgel.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia