Deputada quer proibir uso de animais em espetáculos de circo na Paraíba

Uma Lei da deputada Estela Bezerra pode por fim ao sofrimento de animais nos espetáculos circenses na Paraíba. De acordo texto, o PL 986/2019, ainda em tramitação na Assembleia Legislativa, proíbe a utilização de qualquer espécie de animais em circos ou outros estabelecimentos itinerantes no Estado.

Segundo a parlamentar, os animais de circos apresentam inúmeros problemas de saúde. “Muitas vezes são protagonistas de incidentes que colocam em risco a vida do próprio público”, ressaltou Estela.

Conforme o texto da lei, quem descumprir a norma terá o estabelecimento interditado e ficará sujeito as seguintes penalidades: Multa de 200 UFR por animal utilizado no espetáculo e recolhimento dos animais para centros especializados com vistas a sua readaptação a natureza. Os recursos das multas serão recolhidos em favor de Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente (FEPAMA).

“O que está por trás das lonas do circo é triste e, muitas vezes, cruel. É difícil compatibilizar bem-estar animal, segurança do público com as viagens e a rotina dos espetáculos”, afirmou a parlamentar.

Ainda de acordo com Estela Bezerra, países a exemplo da Bolívia, Grécia, Peru e Holanda já possuem leis que proíbem animais em apresentações circenses. Outros Estados do Brasil também contam com Lei semelhante. “Defender o bem estar dos animais é defender um modelo civilizatório que contemple todas as formas de vida”, finalizou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.