Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CVV abre inscrições para novos voluntários em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio de uma escuta empática, sem julgamentos e sigilosa, através do telefone 188, é uma ação cotidiana e ininterrupta que um grupo de voluntários pratica diuturnamente e que tem salvado vidas e apoiado pessoas em variadas situações. Essa é a missão do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG fundada em 1962 e que precisa da disponibilidade de pessoas para continuar ajudando mais pessoas. E o CVV abriu inscrições gratuitas para novos voluntários para o posto de João Pessoa. As inscrições são feitas pelo e-mail cvv.org.br/seja-voluntario.

O curso de formação terá início no dia 11de maio, será realizado aos sábados, no horário de 14h às 17h e é totalmente virtual. Para se tornar voluntário do CVV é necessário ter mais de 18 anos e ter disponibilidade mínima de três horas semanais para o plantão de atendimento que pode ser pelo telefone, chat, e-mail e, em alguns postos, pessoalmente.

“Todas as ligações do CVV são sigilosas, o que é conversado entre o voluntário e quem liga não é compartilhado com ninguém, e não há julgamentos de nenhuma natureza, mesmo que o motivo da ligação seja algo que envolva questões morais ou éticas. A filosofia do CVV é acolher de forma empática, sem julgar, criticar ou condenar”, afirma a Coordenadora do Programa de Seleção de Voluntários (PSV) e Vice-Coordenadora do Posto João Pessoa, Vera Motta.

A jornalista Eliane Sobral, voluntária no Posto João Pessoa, desde julho do ano passado, fez o curso em 2023 e decidiu continuar no projeto após a capacitação. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas, de variadas formas, e encontrei no canal do CVV mais uma oportunidade de ser solidária e neste quase um ano de voluntariado posso afirmar que é muito gratificante ao final de um atendimento você escutar a pessoa dizer um muito obrigado, você salvou meu dia, me ajudou a melhorar, conseguiu me diminuir a tristeza ou coisas afins. Não há palavra que descreva esse sentimento de gratidão”, afirma a voluntária que dá plantões às quartas-feiras, das 22h até uma da madrugada.

Sobre o CVV – Fundado em 1962, em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida é uma das ONGs mais antigas do país. Hoje, cerca de quatro mil voluntários, atuam em postos espalhados pelo Brasil, prestando um serviço gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores, dificuldades, angustias e/ou tristezas. “De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio”, reitera Vera Motta.

O posto de João Pessoa existe há 38 anos e sua sede funciona num espaço cedido pela Prefeitura da capital, onde funciona o Lactário da Torre, na Avenida Rui Barbosa. A partir da pandemia do Covid e a necessidade de realização dos atendimentos online, desde então, a maioria dos atendimentos são remotos. Para tanto, o voluntário recebe um login e senha para acessar a central de atendimento do CVV para realizar os seus plantões. Para tanto, é necessário dispor de um computador que tenha acesso à internet. Os plantões são obrigatórios a todos os voluntários e a falta sem substiuição autoexclui o voluntário do Programa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro

upgarden

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta