Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Construção e serviços: MPEs têm saldo positivo na geração de empregos pelo 7º mês na PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os pequenos negócios seguem a trajetória positiva de geração de empregos formais na Paraíba pelo sétimo mês consecutivo. Dados elaborados pelo Sebrae/PB com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que, em julho deste ano, os pequenos negócios paraibanos registraram a criação de 1.924 novos postos de trabalho. O setor de construção civil puxou a geração de empregos dos pequenos negócios do período, com 579 postos criados.

Junto com o setor de serviços, responsável pela abertura de 577 vagas de emprego formal no mês de julho, os dois segmentos contribuíram com 87,5% das vagas geradas pelas MPEs paraibanas. Na sequência, estão os setores de comércio (528), indústria da transformação (245), indústria extrativa mineral (5) e serviços industriais de utilidade pública (SIUP) (4). Somente a agropecuária não registrou saldo positivo na geração de empregos formais no período, com o fechamento de 14 vagas de trabalho.

Em julho, as médias e grandes empresas geraram 2.218 postos de trabalho e, a Administração Pública, 11. No acumulado do ano, ou seja, considerando o período de janeiro a julho, as MPEs foram responsáveis por criar 12.190 novos postos de trabalho, sendo que os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de vagas nos pequenos negócios foram serviços (6.478) e construção civil (2.693).

Os setores de comércio (1.795), indústria da transformação (1.238), serviços industriais de utilidade pública (SIUP) (146) e indústria extrativa mineral (61) também registraram abertura de vagas nos sete primeiros meses deste ano, enquanto a agropecuária fechou postos de trabalho (-221). Por sua vez, as MGE registraram o fechamento de 802 vagas de emprego no período.

Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, em grande parte a geração de empregos acompanha o movimento de negócios que são impactados pelo consumo das famílias. “Esse consumo de serviços surgiu logo com as demandas que foram ‘represadas’ durante o período pandêmico. Segmentos a exemplo daqueles ligados ao turismo doméstico e os serviços de cuidados pessoais e com a beleza trouxeram os números mais significativos. A construção civil retoma os projetos iniciados antes do período pandêmico e alavanca os números positivos dos postos do setor da indústria”, avaliou.

A gerente acrescentou que os números do Produto Interno Bruto já indicam uma favorabilidade nesta série positiva e demonstram uma confiança dos empreendedores para essa nova etapa da economia. “As eleições também geram um impacto positivo, já que movimentam diversos segmentos e aquecem a economia local por meio de diversos tipos de negócios no entorno das campanhas”, pontuou.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul