Comissão da Câmara vem à Paraíba verificar denúncias de contaminação de água

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal virá à Paraíba para realizar diligência nos mananciais que abastecem com água potável a cidade de João Pessoa, para averiguar denúncias de que a água estaria sendo contaminada por agrotóxicos.

A vinda da Comissão será possível a partir da aprovação, por unanimidade, de um requerimento de autoria do deputado federal Frei Anastácio PT/PB), que está preocupado com a possibilidade da população estar consumindo água contaminada com agrotóxicos.  A data da visita da comissão ainda será definida.

Segundo o deputado, “a população de João Pessoa pode estar consumindo água contaminada por agrotóxicos, em consequência de pulverização feita através  de avião, em plantações de cana-de-açúcar na bacia hidrográfica das barragens de Gramame e Mamuaba, em Cicerolândia, no município de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana.

“Esta diligência será muito importante para que se averigue, em loco, esta grave situação. Além disso, iremos verificar os levantamentos locais feitos pelo Ministério Público Federal, do Estado da Paraíba, para que haja uma interação entre Ciência e proteção da saúde pública e do meio ambiente, sobre os impactos da exposição aos agrotóxicos que tomaram vulto em nosso estado há dois anos”, conclui Frei Anastácio.

Frei Anastácio disse que a iniciativa de pedir a presença da Comissão na Paraíba surgiu depois que ele, a convite de pescadores e moradores do entorno das barragens, faz uma visita ao local e constatou que realmente pode estar ocorrendo a contaminação da água. “A plantação de cana é muito próxima das margens das barragens e dos rios que abastecem o manancial. Por isso, acredito na contaminação iminente da água”, concluiu.

Comissão da Câmara vem à Paraíba verificar denúncias de contaminação de água

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.