Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TRE forma maioria para cassar quatro vereadores de Campina Grande por fraude à cota de gênero

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dois partidos de Campina Grande, o Pros e o União Brasil, foram penalizados hoje à noite durante julgamento de seus recursos contra a cassação dos mandatos de quatro vereadores no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O relator dos processos, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, se pronunciou pela cassação que deve atingir os parlamentares Dinho Papa Léguas e Waldeny Santana, que foram eleitos pelo União Brasil; e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo Pros.

A juíza Maria Cristina Santiago votou com o relator, assim como a desembargadora Agamenilde Dias, os juízes Bruno Teixeira de Paiva e José Ferreira Ramos Júnior.

O juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho pediu vistas ao processo e deve pronunciar seu voto na próxima sessão. “Meu gabinete é o que possui o menor estoque de processos do tribunal e a menor média dos julgamentos. Essa é a terceira vez que eu peço vista em 1 ano e 9 meses desde que estou no TRE. Na segunda, trarei meu voto vista”, disse.

A punição aos dois vereadores se deu depois que foi apresentada uma ação pela então candidata Carla Moura Fernandes. Ela denunciou o Democratas (atual União Brasil) — partido pelo qual se elegeram Dinho do Papaléguas e Waldeny Santana — por suposto uso de candidaturas laranjas de mulheres nas Eleições 2020. O partido, segundo os autos, inseriu candidaturas fictícias com a finalidade de se cumprir a cota de gênero de 30% exigida pela legislação eleitoral, mas as postulantes não fizeram campanha e apareceram na lista apenas para dar aparêncai de legalidade ao cumprimento da norma.

Em relação a Marta Ambrósio do Nascimento, Virgínia Soares de Oliveira e Maria de Fátima Dias de Lima ficaram aplicadas as sanções de inelegibilidade por oito anos subsequentes ao que se verificou a prática de fraude.

Ainda cabe recurso da decisão. Mas, caso a sentença seja mantida, devem ser convocados para assumir os mandatos Márcio Melo, Bruno Faustino, Napoleão Maracajá e Doutora Carla.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova