Com chegada de novas doses, João Pessoa planeja vacinar maiores de 33 anos

O Estado da Paraíba deve receber nesta sexta-feira, 16, cerca de 76 mil novas doses da vacina AstraZeneca. Desse total, aproximadamente 15 mil devem ser destinadas à imuização contra o novo coronavírus em João Pessoa. O secretário de Saúde da capital da Paraíba, Fábio Rocha, previu que a chegada dos imunizantes vai gerar uma nova convocação para a vacinação de pessoas a partir dos 33 anos até o fim de semana.

A aplicação das primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 neste momento tem um sentido ainda maior. É que foram diagnosticados em Pernambuco dois casos da variante Delta do coronavírus.

Os dois pacientes que testaram positivo para a variante delta em Pernambuco tem 25 e 48 anos são filipinos e estavam em um navio cargueiro que atracou no Porto de Suape. Eles estão em leito enfermaria e passam bem. Outro filipino está internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A capacidade de transmissão da delta é maior do que o vírus do tipo selvagem (responsável pela primeira onda). Ela demonstra uma taxa de crescimento “substancialmente aumentada” em comparação com a alfa (a variante britânica/B.117), em várias análises. Além disso, as taxas de ataque secundário – de infecção ocorrendo entre pessoas com contato próximo – e os estudos de transmissão domiciliar reforçam o aumento da transmissibilidade da variante. Um estudo do Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) apontou que 70% das novas infecções pelo coronavírus na União Europeia deverão ser causadas pela variante delta até o início de agosto. Até o final do mesmo mês, a variante será responsável por 90% das infecções.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.