Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ciclo de lives reúne grandes nomes da ciência para debater mudanças climáticas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T), realiza na próxima segunda, dia 14, a primeira live de um ciclo que vai debater um problema que está na ordem do dia do planeta: as mudanças climáticas. Batizada de A ConsCIÊNCIA pelo Conhecimento, grafada assim para ressaltar o papel da ciência, a série tem como convidados para a estreia Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), e Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia. A transmissão ao vivo começa às 18 horas, no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube.

O IPCC, que é o o painel cientifico para o clima da ONU, lançou no começo do seu sexto relatório em que alerta para os riscos que a humanidade vai enfrentar nas próximas duas décadas por conta do aquecimento global. E, a cada relatório divulgado, os alertas são mais diretos e mais graves. “No Nordeste, há locais onde a precipitação já diminuiu em média 30% e a temperatura já aumentou 2ºC. Portanto, temos uma região que era semiárida, onde já chovia pouco; com uma redução dessa precipitação, nós podemos chegar em uma região árida”, alertou Artaxo, em entrevista à revista National Geographic, em agosto passado. “E, com isso, o Brasil vai ter que decidir o que vai acontecer com os milhões de nordestinos que podem estar vivendo numa região onde, basicamente, a agricultura de subsistência pode não mais ser possível”.

“Esses relatórios, quando começaram, falavam apenas dos impactos climáticos e econômicos. Agora, já falam dos impactos na saúde, na educação e na marginalização de populações carentes. Passou-se a se discutir a sociedade como um todo”, analisa Daniel Benitez, gerente executivo da SEC&T, que idealizou a live tendo em vista o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, que é no dia 16.

Serão, ao todo, seis lives. As seguintes discutirão os impactos ambientais, os impactos sociais, na produção de alimentos, como introduzir o tema das mudanças climáticas no ensino público fundamental e as políticas públicas a respeito do assunto. “A mensagem é conscientizar não pelo terrorismo, mas pelo conhecimento”, afirma Benitez.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre