Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cícero Lucena anuncia bolsa auxílio para cuidador social voluntário e benefício será pago já este mês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta sexta-feira (15), durante evento comemorativo de fim de ano com profissionais da Educação, a implantação de bolsa auxílio de R$ 800 para cuidadores sociais voluntários que atuam na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, viabilizando a inclusão de crianças autistas. O benefício já passa a vigorar neste mês de dezembro.

O projeto de Lei que autoriza o auxílio foi entregue em mãos ao presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley, que se comprometeu a votar a matéria na próxima terça-feira (19), garantindo o pagamento do benefício ainda na este mês.

O prefeito explicou que a bolsa auxílio custeará transporte e alimentação dos cuidadores, destacando o papel dos profissionais no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais, principalmente autistas. “Esta é a minha forma de expressar um pouco da minha gratidão a todos os cuidadores sociais voluntários”, declarou Cícero Lucena, que acrescentou: “E falo em nome das crianças e de seus familiares”.

O gestor antecipou que, além de pagar o auxílio já este mês, os cuidadores que quiserem trabalhar em janeiro também receberão o benefício. “É uma boa notícia pra todos nós, onde o prefeito está dando aumento na bolsa de todos os cuidadores de 14,3%”, comemorou a secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro.

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa acolhe atualmente 2.952 crianças e jovens com necessidades especiais e outros 719 alunos de Centros Municipais Infantis, totalizando 3.662 estudantes que demandam a presença de cuidadores sociais voluntários.

Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representam quase metade da demanda, com 1.139 matriculados nas escolas e 581 nos Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), totalizando 1.720 crianças e jovens autistas. Esses alunos são acolhidos por 1.800 servidores vinculados ao Programa Cuidador Social e 96 professores, que fazem o acompanhamento educacional especializado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Prisão, cadeado

Polícia Civil prende suspeito de abusar sexualmente de quatro enteadas

wilsonsantiago

Wilson Santiago deixa Secretaria de Representação institucional e esposa assume vaga

Procon de CG notifica postos de combustíveis

Procon de Campina Grande notifica 60 postos de combustíveis

Roberto Souza, secretário

Roberto Souza fala sobre crise que questiona sua permanência na Educação

Waldonys no seis e meia

“Causos, Cantos e Poesias”: Waldonys faz show nesta quinta no Seis e Meia

sh_energia-eolica_759730900 (1)

ALPB debate regulação de destribuição de energia na PB durante audiência pública

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul