Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chapa encabeçada por Terezinha tem apoio de 76,5% dos Centros da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A campanha para a disputa da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou no dia 4 de abril e a Chapa 1, encabeçada por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, vem em ritmo acelerado de atividades, dialogando com a comunidade acadêmica e recebendo apoios importantes. Dos 17 centros da universidade, a direção de 13 já declarou apoio à candidatura das docentes, o que equivale a 76,5%.

O grupo chamado de “onda verde” – cor oficial da campanha – visitou 450 salas de aulas em seis dias de atividades, isso sem contar auditórios, laboratórios, ambientes de reuniões, entre outros espaços.

“Eu apoio as professoras Terezinha e Mônica para a reitoria da nossa instituição por entender que a democracia é um valor inegociável de nossa sociedade. Democracia não se resume a um processo eleitoral, que deve ser respeitado, mas a um agir cotidiano da administração universitária participativa e inclusiva”, declarou o professor Marcel Gois, diretor do Centro de Tecnologia da UFPB.

Manuel Bandeira, professor e diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de Areia, comentou que o apoio à chapa de Terezinha e Mônica está baseado em três pilares. “Um, histórico de competência em gestão comprovada e elogiada em todas as esferas administrativas por onde passaram; dois, um projeto de gestão sério, exequível, inclusivo e participativo que fará toda a diferença no funcionamento e desenvolvimento da UFPB e terceiro, pelo resgate da autonomia e da democracia na UFPB no que se refere a escolha de seus/suas líderes”, descreveu.

Professores do Centro de Ciências Jurídicas, campus de Santa Rita, emitiram um manifesto em apoio às professoras. No documento, eles citam o processo eleitoral de 2020, quando Terezinha e Mônica foram eleitas, contudo não tiveram seus nomes homologados pelo então presidente da República da época, que optou pelo candidato que foi o último colocado em todo o processo.

“Trata-se não só de uma reparação histórica contra os abusos cometidos, mas de uma urgência para que a UFPB possa trilhar um caminho de respeito às decisões colegiadas, de construção coletiva e respeitosa na gestão pública, com a volta da normalidade administrativa e financeira na execução dos recursos”, diz a nota.

Estudantes – Alguns Centros Acadêmicos também já manifestaram apoio ao grupo, entre eles, os de Hotelaria, Turismo e Jornalismo. Thaynnara Kirlianne é do CA de Jornalismo e ressaltou que é importante que os alunos participem das eleições dia 25 abril, votando na Chapa 1. Este ano o voto será paritário, com o mesmo peso para estudantes, técnicos e docentes.

“Nosso voto deve ser levado em consideração e é de suma importância que a voz da classe estudantil seja escutada. O Centro Acadêmico de Jornalismo acredita que ‘esperançar’ é possível e é o que fará a diferença para a nossa Universidade”, disse a estudante.

Técnicos-administrativos – Muitos servidores técnicos-administrativos da UFPB também têm declarado voto nas integrantes da Chapa 1. É o caso de Edilson Targino, servidor do CCA, do Campus II, que justificou a sua escolha por observar a história das professoras Terezinha e Mônica, inclusive quando ocuparam cargos de gestão na instituição, e que sempre demonstraram estar aliadas dos profissionais.

“Pautas importantes para os servidores técnico-administrativos, como a flexibilização da jornada de trabalho, regulamentação do Plano de Gestão de Desenvolvimento (PGD), a paridade nas consultas eleitorais entre outras foram defendidas publicamente pelas professoras. Atualmente nossa categoria está em greve na UFPB e recebemos o apoio de Terezinha e de Mônica, demonstrando mais uma vez, que estão lado a lado conosco na busca incessante por uma Universidade pública de qualidade e que oferece à comunidade melhores condições de ensino e aos seus servidores (técnicos e docentes) melhores condições de trabalho”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira