Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande lança aplicativo e outras ações para pessoas com Fibromialgia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Trânsito e Transporte (STTP), lançou o aplicativo Fibro Saúde. O intuito da plataforma é ampliar o acesso às pessoas com fibromialgia, para o cadastro e posterior emissão da carteira, que garante acesso a direitos como atendimento prioritário e gratuidade no transporte público.

A carteira foi criada em conformidade com a Lei Municipal 8.142/2021, a Lei Federal 14.705/2023 e com a portaria 015/2023, da STTP. Anteriormente, o cadastro para acesso era realizado via solicitação por e-mail. O Fibro Saúde chega como mais uma ação de conscientização e valorização das pessoas com fibromialgia.

“Esse é o segundo passo dado em prol dessa causa. Esse aplicativo vem conceder um benefício maior diretamente para todas as pessoas com fibromialgia, e garante o devido acompanhamento e controle, para que nós possamos caminhar juntos. Tudo isso mostra o quanto nós da gestão municipal estamos atentos às demandas de todas as pessoas”, salientou Carlos Dunga Júnior, secretário de Saúde.

A Secretaria de Saúde executará um plano de ação para disponibilizar assistência completa aos pacientes, com um pronto-atendimento para as pessoas com dores crônicas com atendimento de médico especialista e criar um ambulatório multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e educador físico.

“A gente sela uma discussão voltada às políticas públicas de saúde no tocante à fibromialgia, que visam garantir mais acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas com doenças crônicas”, afirmou Carol Gomes, secretária-executiva de Saúde.

Com o aplicativo, os usuários deverão incluir seus dados e, após a análise das informações, a carteira estará disponível tanto no modelo virtual, como também para impressão que poderá ser realizada e recebida na STTP.

“Uma parceria importante entre STTP e SES. Nós iniciamos com a gratuitidade do transporte público para pessoas com fibromialgia da cidade, e agora nós damos um passo ainda mais importante com a criação desse aplicativo que garantirá mais acesso”, disse Victor Ribeiro, superintendente da STTP.

Adriana Porto, representante das pessoas com fibromialgia de Campina Grande, destacou a importante da parceria entre a secretaria de Saúde e STTP.

“Essa parceira é muito importante. Com a STTP nós alcançamos a gratuidade no transporte público e estacionamento. Agora, com a secretaria de Saúde, nós iremos emitir as carteiras com a Fibro Saúde que será um documento oficial com foto, e isso faz com que Campina Grande saia na frente com essa tecnologia”, afirmou.

Na ocasião, algumas pessoas já receberam a carteira emitida pelo aplicativo Fibro Saúde. O aplicativo funciona no sistema Android e, em breve, estará disponível também no sistema IOS.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937