Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande lança aplicativo e outras ações para pessoas com Fibromialgia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Trânsito e Transporte (STTP), lançou o aplicativo Fibro Saúde. O intuito da plataforma é ampliar o acesso às pessoas com fibromialgia, para o cadastro e posterior emissão da carteira, que garante acesso a direitos como atendimento prioritário e gratuidade no transporte público.

A carteira foi criada em conformidade com a Lei Municipal 8.142/2021, a Lei Federal 14.705/2023 e com a portaria 015/2023, da STTP. Anteriormente, o cadastro para acesso era realizado via solicitação por e-mail. O Fibro Saúde chega como mais uma ação de conscientização e valorização das pessoas com fibromialgia.

“Esse é o segundo passo dado em prol dessa causa. Esse aplicativo vem conceder um benefício maior diretamente para todas as pessoas com fibromialgia, e garante o devido acompanhamento e controle, para que nós possamos caminhar juntos. Tudo isso mostra o quanto nós da gestão municipal estamos atentos às demandas de todas as pessoas”, salientou Carlos Dunga Júnior, secretário de Saúde.

A Secretaria de Saúde executará um plano de ação para disponibilizar assistência completa aos pacientes, com um pronto-atendimento para as pessoas com dores crônicas com atendimento de médico especialista e criar um ambulatório multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e educador físico.

“A gente sela uma discussão voltada às políticas públicas de saúde no tocante à fibromialgia, que visam garantir mais acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas com doenças crônicas”, afirmou Carol Gomes, secretária-executiva de Saúde.

Com o aplicativo, os usuários deverão incluir seus dados e, após a análise das informações, a carteira estará disponível tanto no modelo virtual, como também para impressão que poderá ser realizada e recebida na STTP.

“Uma parceria importante entre STTP e SES. Nós iniciamos com a gratuitidade do transporte público para pessoas com fibromialgia da cidade, e agora nós damos um passo ainda mais importante com a criação desse aplicativo que garantirá mais acesso”, disse Victor Ribeiro, superintendente da STTP.

Adriana Porto, representante das pessoas com fibromialgia de Campina Grande, destacou a importante da parceria entre a secretaria de Saúde e STTP.

“Essa parceira é muito importante. Com a STTP nós alcançamos a gratuidade no transporte público e estacionamento. Agora, com a secretaria de Saúde, nós iremos emitir as carteiras com a Fibro Saúde que será um documento oficial com foto, e isso faz com que Campina Grande saia na frente com essa tecnologia”, afirmou.

Na ocasião, algumas pessoas já receberam a carteira emitida pelo aplicativo Fibro Saúde. O aplicativo funciona no sistema Android e, em breve, estará disponível também no sistema IOS.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

dracodrogas (1)

Homem é preso com 25 kg de cocaína na BR 230 entre Campina e João Pessoa

jhonyamigos

Irmão e aliados de Romero prestigiam corrida ao lado de Jhony Bezerra em Campina

serie misterio no seridó_ator itame jr

Ator de novelas da Globo grava série independente na Paraíba

vacina FOTO Secom PB

Paraíba aplicou 68,7 mil doses no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação”

costureira FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 471 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

dinheiro_real FOTO Pixabay

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda-feira

giroflex sirene FOTO Pixabay

Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição

Bilhetes de aposta da mega-sena

Paraíba tem 35 apostas ganhadoras na Mega-Sena

jerusalem_israel FOTO Pixabay

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros mais altos de Santa Rita