Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara Brasil-Portugal articula participação de cachaças paraibanas em festival de Portugal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara de Comércio Brasil-Portugal da Paraíba (CBP-PB) realizou a primeira reunião com integrantes da Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), para debater a representatividade da bebida “genuinamente brasileira” no mercado nacional e internacional. O encontro ocorreu na última sexta-feira (28), na Casa Fiep, Orla de Cabo Branco, em João Pessoa.

De acordo com o presidente da Câmara, foram apresentadas diversas ações de promoção da cachaça no comércio exterior, a exemplo do Brasil Cachaça Festival 2023 que irá acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, Portugal. “Foi um encontro importante para demonstrarmos a oportunidade de buscar novos mercados como também a abertura de espaço em Portugal para inserirmos as cachaças paraibanas no mercado interno português, sendo a porta de entrada para a União Europeia. Nossas ações contam com a parceria do governo do estado que disponibilizará stands para demonstração dos produtos”, destacou Thyago Colaço.

O encontro abordou questões legislativas, tributárias que são necessárias para a comercialização das cachaças paraibanas em terras lusitanas. Além de outras ações que a Câmara de Comércio Brasil-Portugal da Paraíba estará realizando para levar o maior número de produtores paraibanos para participação no festival internacional.

Para o presidente da APCA, Thiago Baracho, esse encontro foi primordial para alinhar o interesse dos produtores em levar seus produtos para a Europa. “A Câmara de Comércio está fazendo uma ponte importante, para que a gente possa estar na feira em setembro. Portugal será a porta de entrada para nossos produtos. Sobretudo, para expandir nosso mercado, fazendo com que o público europeu conheça o que a gente tem de melhor na Paraíba”, comentou o proprietário da cachaça Triunfo.

A representante da cachaça Turmalina da Serra ressaltou que essa iniciativa é uma excelente oportunidade para mostrar a qualidade e potencialidade das cachaças da Paraíba ao mundo. “Com certeza vamos participar dessa feira! O mundo precisa conhecer nosso potencial nesse segmento e estaremos mostrando aos europeus o que temos de melhor”, afirmou Juliana Miranda.

Também estiveram na reunião os produtores de cachaça: Fernando Peratto (Princesa do Brejo), Aurélio Júnior (Cachaça Matuta), Rodrigo Azevedo (Aroma da Serra) e o senhor Joaquim da Cachaça Saboeiro. Além da vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal, Iracema Almeida e Arlan Rodrigues, diretor financeiro da CBP-PB, a organizadora do Seminário da Cachaça da Paraíba, Fernanda Melo e presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio