Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bancários protestam nesta sexta-feira em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta sexta-feira,19, Dia Nacional de Luta, bancários de João Pessoa irão protestar nas agências e cobrar a proposta global da Fenaban, que atenda as principais reivindicações dos bancários. O ato acontece na agência do Banco do Brasil, Praça 1817, e percorre demais agências no Centro. Há dois meses as negociações foram iniciadas, mas não foram atendidas pela Fenaban.

“A mobilização é nacional. É o trabalho árduo dos bancários e bancárias com pressões e sobrecargas que constrem os lucros sempre astronômicos dos bancos. As principais reivindicações são: aumento real para os salários e para as demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC), aumento maior para o Vale Refeição e Vale Alimentação; garantia dos empregos; maior participação de lucros e nos resultados, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da covid-19 e jornada de quatro dias por semana”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida.

Além dos atos nas ruas, haverá mobilização nas redes sociais das 9h às 10h. O Comando dos bancários orienta o uso da hashtag #TáEsperandoOQuê? e a marcação da Febraban (@Febraban) nas postagens.

Avanços no teletrabalho e combate aos assédios moral e sexual

Na mesa desta quinta, houve alguns avanços para o teletrabalho e o combate aos assédios sexual e moral. Os textos dessas cláusulas devem ser apresentados nas próximas mesas de negociação, mas o Comando Nacional dos Bancários destacou que ainda faltam pontos essenciais para os dois temas.

Para o teletrabalho, ficou acertado que haverá igualdade de tratamento entre bancários em regime presencial e bancários em home office. Os bancos também concordaram em clausular o controle da jornada no teletrabalho. E também foi acordado que os equipamentos necessários ao trabalho remoto serão disponibilizados pelos bancos em comodato, ficando o empregado responsável pela sua guarda, conservação e devolução. Ficou acertado ainda o direito à representação coletiva, com acesso dos sindicatos aos empregados que estiverem no teletrabalho.

Assédio sexual

Também houve avanços para a construção da cláusula de combate ao assédio sexual, que já havia sido discutida na terceira rodada, em 6 de julho.

As partes declaram repúdio ao assédio sexual; e a Fenaban concordou em realizar comunicação/sensibilização sobre o tema entre os trabalhadores, inclusive conversando com entidades que atuam na área como o Instituto Maria da Penha.

A Fenaban também concordou em estabelecer como cláusula o canal de denúncias lançado em 2020, mas não disse que seria bipartite, e o Comando reforçou a necessidade da participação dos sindicatos na gestão desse canal.

O Comando também cobrou outros pontos importantes, como proteção à vítima e punição do assediador. Haverá redação da cláusula a ser apresentada nas próximas reuniões.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Preso criminoso que atirou em oficial da PM durante assalto em João Pessoa

Detran-PB promove cinco novos leilões com mais de 900 veículos

Anteriores

Ayrton Senna

Fãs de Ayrton Senna se reúnem em Imola para homenagear piloto nos 30 anos de sua morte

UFPB concurso

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

doacao-de-sangue-24112020182041516

Hemocentro realiza coleta itinerante hoje no Busto de Tamandaré

Polícia Civil JP

Preso criminoso que atirou em oficial da PM durante assalto em João Pessoa

Detran-pb 5

Detran-PB promove cinco novos leilões com mais de 900 veículos

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande