Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Atuação multiprofissional ajuda a acelerar recuperação de pacientes pós cirurgia cardíaca

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diversos estudos mostram que é possível acelerar a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas muito invasivas e de alta complexidade, de forma segura, com a associação de protocolos de rápida recuperação  atuação de uma equipe multiprofissional com conhecimentos baseados em evidências científicas. Para o paciente, isso significa um retorno mais rápido às atividades de rotina. No caso dos serviços de saúde, representa melhoria da qualidade assistencial e redução de custos.

Para debater esse conceito, será realizado nos dias 30 e 31 de março e 1° de abril, em João Pessoa, um curso de imersão inédito no Brasil: “Preceptorship no conceito de rápida recuperação para cirurgia cardíaca”. O evento reunirá palestrantes com reconhecimento nacional e internacional, que apresentarão casos reais. O conceito é baseado nos princípios do ERAS (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery”), que consiste em medidas que possibilitam uma recuperação mais rápida e segura do paciente após a cirurgia.

Supervisionado pelo cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre Deininger, que integra o corpo clínico do Hospital Alberto Urquiza Wandrley, e pelo cirurgião torácico e cardiovascular Omar Asdrúbal Vilca Mejía, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), o curso tem como público-alvo médicos e equipe multiprofissional diretamente envolvidos no cuidado do paciente cardíaco. Ele será realizado de forma presencial, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, e terá transmissão on line para outros estados. Um link será disponibilizado através da divulgação em redes sociais e serviços de cirurgia e hospitais para quem não conseguiu se inscrever.

“O conceito de rápida recuperação de pacientes submetidos a uma cirurgia não é novo. Porém, a realização de um curso voltado especificamente para o tema, sim, é inédita no país. Precisávamos torná-lo uma realidade no nosso dia a dia”, disse Maurílio Onofre. O curso terá aulas teóricas e acompanhamento em tempo real de paciente programado para cirurgia cardíaca, que será preparado para uma rápida recuperação utilizando os protocolos do “Tempos Certos”, baseado no conceito ERAS. O curso conta com apoio da Unimed JP.

UIDADO E HUMANIZAÇÃO

Nos últimos anos, os protocolos de rápida recuperação para cirurgia cardíaca estão recebendo destaque na comunidade médica. Esses métodos envolvem uma equipe multiprofissional, que não cuida apenas da doença, mas atende de forma humanizada a todas as necessidades dos pacientes.

A equipe multiprofissional aplica os seus conhecimentos baseados em evidências científicas para, através da otimização dos processos perioperatórios, conseguir a rápida recuperação dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. “Tudo isso em uma linha de cuidados, que de forma proativa melhorar toda a jornada do paciente”, explicou o cirurgião Maurílio Onofre.

Segundo ele, os benefícios desses novos protocolos são inúmeros. Com procedimentos de rápida recuperação para cirurgia cardíaca há redução do tempo de permanência hospitalar, de complicação, dos custos hospitalares e a otimização da fila cirúrgica, principalmente pós-pandemia; e retorno rápido do paciente às suas atividades.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Dupla é presa em flagrante ao tentar assaltar posto de combustíveis em Bayeux

caminhao tombamento catingueira

Caminhão sai da pista e tomba na BR-361, no Sertão da Paraíba

plastic premium

Cirurgias reparadoras pós-bariátrica: para quem são indicadas e quais as mais comuns

Chuva-e-transito-Epitacio-Pessoa_120613NalvaFigueiredo-02-scaled

Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para João Pessoa e outros 24 municípios paraibanos

padre-egidio

Audiência de instrução do caso Padre Zé é adiada mais uma vez

12-07-2024-contrato-canva1

MPPB ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, seu filho e três servidores públicos

WhatsApp Image 2024-07-12 at 12.25.35

Mônica Sousa, a inspiração da Turma da Mônica, estreia no Imagineland 2024 em João Pessoa no dia 28

Os Três Porquinhos (2)

Arretado Produções lança Projeto “Aqui e Ali tem Teatro” em parceria com o Colégio Interactivo

shutterstock_388657213

Em um ano, MPPB atuou em 7,8 mil processos para proteger crianças e adolescentes

Brasil-Paraiba-Joao-Pessoa-Praia-de-Tambau-2

Praias da Grande João Pessoa estão próprias para banho durante fim de semana