Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Atendimentos durante feriado de Réveillon aumentam 46% no Trauma de CG e caem 7% em JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade do Governo da Paraíba em Campina Grande, realizou 619 atendimentos no feriadão do Réveillon. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (30) até as 23h59 dessa segunda-feira (1º).   Nesse período, a unidade realizou 48 procedimentos cirúrgicos.

O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 222 pessoas foram atendidas, seguido do plantão da segunda, quando deram entrada 202 pacientes.

De acordo com o levantamento da unidade de saúde, do total de atendimentos, 97 foram vítimas de acidentes de moto. Outros casos de emergência registrados foram agressão física (11), atropelamento (quatro), acidente de bicicleta (18), acidente de automóvel (seis), ferimento por arma branca (um), AVC (14) e queimaduras (seis). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Em 2022, o Trauma-CG atendeu, no mesmo período, 422 pessoas entre urgências e emergências. Com relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 46% no número de atendimentos registrados.

O Hospital é referência para alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia para 203 municípios da Paraíba, o que abrange uma população de 2 milhões de pessoas, e agora conta com os serviços de hemodinâmica.

Em João Pessoa

Já o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, realizou durante o feriado de Ano Novo, 766 atendimentos. Desse total, 266 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 47 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, com 28 de emergência e 19 eletivas.

O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h da sexta-feira (29) até as 23h59 dessa segunda-feira (1º). Foi registrada uma diminuição de 7%, em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 827 entradas.

Durante o feriadão, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 146 casos, seguidas por acidentes de moto (118) e corpo estranho (79). Outros casos registrados na unidade de saúde foram trauma (29), agressão física (20), acidente de automóvel (12), queimadura (11), acidente de bicicleta (nove), arma branca (oito) atropelamento (oito) e uma arma de fogo (dois). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (35) e Acidente Vascular (oito).

A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 473 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (153), crianças de 0 a 12 anos (98) e de 13 a 18 com 42 casos.

O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 44 entradas, seguido por Pedro Gondim (27), Valentina (21), Mandacaru (17) e Bancários (15). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 42 casos. Na sequência, estão Bayeux (34), Conde (14), Pedras de Fogo (11) e Cabedelo (nove).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

edsonfachin

Ministro do STF decide arquivar ação contra reeleição antecipada de Adriano Galdino

Sodiê

Governo da Paraíba dispensa emissão de documentos fiscais em mercadorias doadas ao RS

lovina

MPF intervém e Prefeitura de Cabedelo demole obra ilegal de contenção marítima do Lovina

chuvasrs (1)

Com chuva forte, água sobe pelos bueiros e volta a inundar ruas em Porto Alegre

1af1367b-89e5-4e87-ae7e-586266147ed4

Paraíba participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a partir de segunda

tourinho1 (1)

APCA homenageia imprensa da Paraíba com a Comenda Acadêmico Mário Tourinho

Poste, batida

Paraíba registra 242 colisões em postes este ano; João Pessoa e Campina lideram

Lixão a céu aberto

Prefeitura de Catolé do Rocha deve pagar indenização por lixão a céu aberto

Luciano Cartaxo 3

Luciano Cartaxo tem alta e deixa hospital em João Pessoa

PF operação

Operação da PF mira empresas clandestinas de segurança privada