Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após ser acusada de plágio, Bauduco cancela campanha com Juliette e Duda Beat

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Bauducco decidiu cancelar sua campanha “Magia Amarela”, após ser acusada de plágio pelo irmão do rapper Emicida, Evandro Fióti.  Evandro, que é compositor e CEO do Laboratório Fantasma, acusou a Bauduco de plágio após o lançamento da música “Magia Amarela”, utilizada na campanha publicitária da empresa, que tem a participação de Juliette e Duda Beat.

A acusação de plágio se iniciou com uma publicação de Evandro: “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, publicou Evandro em seu perfil no X, antigo Twitter.

Depois da publicação no X, Evandro abriu uma live no Instagram para explicar seu posicionamento.

“A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, disse o produtor se referindo ao álbum “AmarElo”.

Juliette compartilhou uma nota oficial nesta quarta-feira (18) na qual afirma que a música faz parte de uma campanha publicitária.

“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, diz a nota.

Em uma outra publicação no seu perfil, Evandro sugeriu que a marca responsável pela campanha era a Bauducco. “Aquele parabéns pela ‘Originalidade’ e ‘Diversidade (…)”, diz trecho da legenda que acompanha um print mostrando um grupo de pessoas, incluindo Duda Beat, e o fundo com logo da empresa.

Também por meio das redes sociais, Duda Beat se manifestou sobre o caso, confirmando que se trata de uma campanha da Bauducco, e afirmando ter sido surpreendida com a situação.

De acordo com a nota, a artista não teve qualquer participação na “concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”.

Além disso, o comunicado informa ainda que a cantora e sua equipe notaram semelhança com o projeto AmarElo, de Emicida, mas que, naquele momento, havia sido dito que um dos autores do álbum do rapper, Felipe Vassão, participaria da campanha que estava sendo produzida.

A exclusão de Vassão não teria sido informada “pelo cliente/agência ao longo do processo”, segundo a nota. Mais tarde, o comunicado foi removido da conta da artista.

Cancelamento da campanha

Após ser acusada de plágio pelo irmão do rapper Emicida, Evandro Fióti, a Bauducco decidiu cancelara campanha “Magia Amarela”.

Em nota oficial, a empresa afirma que “diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.

Leia a íntegra do comunicado divulgado pela Bauducco:

A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

 

 

ParlamentoPB com CNN

Imagem: Reprodução

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul