Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Amatra debate espaço das mulheres no Judiciário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por mais espaços de comando ocupados por mulheres no sistema de justiça. Essa foi a tônica do debate realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 13a Região (Amatra 13) na manhã dessa sexta-feira, 15, no Fórum Maximiano de Figueiredo. O diálogo sobre “Ser mulher: o desafio da inclusão social” reuniu mulheres juristas e de outras profissões, como também alguns homens advogados e juízes para um debate sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no acúmulo de responsabilidades. É a chamada “carga mental”, enfatizada na palestra da juíza do Trabalho Daniela Lustoza Chaves, do Rio Grande do Norte.

O encontro foi aberto pelo presidente da Amatra 13, Marcelo Carniato, e conduzido pelas juízas Daniela Lustoza e Nayara Queiroz Mota de Sousa (mediadora e vice-presidente da entidade), além da procuradora do Trabalho Andressa Lucena Ribeiro Coutinho.

“Há três etapas para que esses espaços sejam conquistados: despertar, compreender e agir. Primeiro é preciso despertar para esse problema; depois, compreender que todos formos forjados nua sociedade patriarcal e é preciso entender as dificuldades dos homens em enxergar que existe um problema a ser enfrentado. Por último, é preciso agir, é preciso que façamos uma ação política no sentido da ocupação desses espaços”, comentou a juíza.

A procuradora Andressa Coutinho falou da necessidade de sororidade para apoiar as mulheres em suas várias dificuldades e despertar nelas a conscientização da necessidade de busca pela igualdade na sociedade.

Seguiu-se um intenso debate com várias participantes, entre elas a promotora de Justiça da Defesa da Mulher, Rosane Araújo; a juíza Lílian Leal, da comissão Amatra Mulheres e diretora de Direitos Humanos da entidade; a advogada Francisca Leite, da Rede de Mulheres Advogadas pela Sororidade (OAB); a coordenadora nacional e estadual dos Quilombolas Rurais, Geilza Paixão, entre outros.

Ao abrir o debate, o presidente da Amatra explicou que a atuação da entidade neste mês das mulheres está sendo muito mais política do que festiva. “Inclusive nossas diretoras estão empenhadas em levar sugestões ao TRT para que possamos chegar a uma igualdade de oportunidades”, disse, acrescentando que a Amatra 13 está empenhada na implementação da resolução do CNJ que incentiva a participação das mulheres nas instituições do Poder Judiciário.
O diretor do Fórum Trabalhista, Paulo Henrique Tavares da Silva, reconheceu que já houve importantes avanços na participação da mulher no mercado de trabalho e na magistratura, embora ainda haja muito a ser conquistado. Ele lamentou que ainda persistam a intolerância, a misoginia e a violência contra as mulheres.

Entre os vários participantes, esteve presente, ainda, o filósofo italiano Alberto Baal, integrante da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes, onde coordena vários projetos que desenvolvem atividades culturais com crianças, adolescentes e jovens das comunidades quilombolas.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel