Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ainda sobre JP com 1,5 milhão de habitantes: bom?!… ou ruim?!…”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No texto anterior, em seu penúltimo parágrafo, expressamos nosso pensar quanto a necessidade de que, diante dos estudos para o novo  Plano Diretor  da cidade de João Pessoa, o Município pessoense e o Estado da Paraíba, por iniciativa de qualquer dos dirigentes máximos desses dois  entes, encontrem-se e juntos reflitam especificamente sobre este tema, porquanto, em se tratando da Capital do Estado, deve ser do interesse de ambos (e sobretudo importante) uma resposta conclusiva e encaminhadora relativamente ao questionamento: – uma população de 1,5 milhão de habitantes, praticamente o dobro da população atual em um espaço territorial que continua o mesmo (210 km2), “isto é bom?!… Ou isto é ruim?!…”.

Esta área territorial de João Pessoa (210 km2) é bem menor que a da vizinha cidade de Santa Rita (726 km2). Menor, também, que a de Campina Grande (590 km2). Eis algumas outras cidades de espaço territorial maior que João Pessoa: – Monteiro (986 km2), Sousa (728 km2), Taperoá (628 km2), Cajazeiras (562  km2), Patos (512 km2) etc.. Por óbvio, esta relação entre a população e a área territorial implica na denominada “densidade demográfica”, que, por exemplo, referente a João Pessoa (atualmente com população estimada em 826 mil) corresponde a 3.932 habitantes por km2, enquanto a densidade demográfica de Taperoá (com população atual estimada em 14.938) está em 24 habitantes por km2. Em outras palavras: a densidade demográfica de João Pessoa está 163 vezes (repetindo: 163 vezes) maior que a de Taperoá!

É claro  que um dos fatores que mais provocam invasões/ocupações nas chamadas áreas de risco ou áreas ambientalmente preservadas é este da densidade demográfica. Recentemente a Prefeitura de João  Pessoa teve o enfrentamento relativo à retirada das famílias que indevidamente se encontravam com moradias na Comunidade Dubai. De outra parte, no jornal A União, edição de 9 de dezembro próximo passado, constou reportagem mostrando que “São Rafael tem áreas de risco de deslizamento e inundação”. E não faz tempo que o noticiário focou residências sob risco de desmoronarem em face do deslizamento da barreira anexo à BR-230 – trecho entre a Cidade Universitária e a avenida Epitácio Pessoa.

Estas considerações, tanto as do texto anterior quanto a destes novos escritos, são aqui apresentadas na tentativa de que os órgãos competentes, sejam os da Prefeitura de João Pessoa, sejam  os do Governo  do Estado, debrucem-se, conjuntamente, na reflexão sobre se o simples aumentar populacional da capital paraibana deva ser motivo de regozijo ou de preocupação. E, decorrente desta reflexão, se se deve mais pensar sobre a interiorização do desenvolvimento  do Estado e como incentivar e efetivar essa interiorização desenvolvimentista, inclusive para evitar a explosão populacional e demográfica da cidade de João Pessoa, que, certamente, ninguém quer vê-la como uma antes “maravilhosa” Rio de Janeiro, hoje com pessoas “penduradas” (e não residindo) por todos os lados, constituindo-se em um lugar com precária qualidade de vida para seus habitantes.

Em outro momento poderemos voltar ao assunto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

UFPBemdia15.12.2022FotoAnglicaGouveia5de23-800x500 (1)

Superintendente do HULW, Marcelo Tissiani divulga apoio à reeleição de Valdiney Gouveia

Polícia Civil e Militar

Ex-suplente de vereador é assassinado na zona rural de Matinhas

agentesemob (1)

Maratona de João Pessoa altera trânsito em vários pontos na manhã deste domingo

enterrotiopaulo (1)

Após dois dias no IML, “Tio Paulo” é enterrado sob forte comoção de parentes

mercadodefagundes

Teto do Mercado de Lucena desaba depois das chuvas deste sábado

terezinhaemonica (1)

DCE declara apoio à candidatura de Terezinha e Mônica para eleições na UFPB

prefeito-edmilson-rodrigues-belem-filho

Filho do prefeito de Belém do Pará morre aos 16 anos

Homem é preso na PB ao receber 20kg de maconha, do Paraná, em caixas de chá

Homem é preso na PB ao receber 20kg de maconha, do Paraná, em caixas de chá

Polícia da PB prende, no Pará, dupla que furtou 50 celulares de shopping em Campina Grande

Polícia da PB prende, no Pará, dupla que furtou 50 celulares de shopping em Campina Grande

Trens, CBTU JP

Trens voltam a fazer trajeto completo entre Cabedelo e Santa Rita após obras em ponte