Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acidentes de moto lideram atendimento no Trauma de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.436 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Desses, 3.080 atendimentos foram a vítimas de acidentes de moto, o que representa 69% do total. Em seguida, com 558 atendimentos (12%) estão os que sofreram acidente automobilístico e 506 (11%) atropelamentos.
 
De acordo com os dados do Núcleo de Estatística da instituição, nos casos dos acidentes de moto, a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino na faixa etária de 20 a 24 anos de idade, com 526 casos.  Dentre os bairros de João Pessoa, Mangabeira é o que lidera com 132 ocorrências, seguido por Valentina Figueiredo, 99; e Centro de João Pessoa, com 75 casos.  Já em relação à Grande João Pessoa, o município de Santa Rita lidera com 261 acidentes, logo atrás vem Bayeux com 120 e Cabedelo com 84 atendimentos.
 
Para o paciente José dos Santos Pereira, interno na unidade de saúde após sofrer um acidente de moto no qual fraturou a perna, o crescimento deste tipo de acidente em João Pessoa é preocupante. “Depois que dei entrada no Hospital de Trauma, fiquei surpreso com a quantidade de pacientes internos em decorrência do mesmo motivo. No meu caso, as consequências não foram graves porque eu estava usando o capacete. Por esta razão faço um apelo aos colegas para que não deixem de usar os equipamentos de segurança”, afirmou.
 
O ortopedista da unidade hospitalar, Manoel Marques da Nóbrega, explicou que muitas das vitimas de acidentes com motocicletas têm como resultado fraturas expostas, de membros superiores e inferiores e por isso o tempo de recuperação é mais lento. “Essas fraturas exigem procedimento cirúrgico, com a colocação de síntese metálica, como placa, parafuso ou pino e, geralmente, o paciente sofre vários tipos de lesões podendo necessitar  da assistência  de diferentes especialidades médicas, simultânea ou separadamente”, ressaltou.
 
Perfil – O Hospital de Emergência e Trauma atende, exclusivamente, emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), de violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). Neste último caso, os pacientes são diagnosticados e, após  estabilizado o quadro clínico, são transferidos para hospitais que possam dar continuidade ao tratamento.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%