Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A tão sonhada unificação dos dois “Brasis”, teremos?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Eleições emblemáticas, tempos de separatismo, de conflitos desarrazoados, de agrupamentos e afrontas pautados na intolerância, de chamamentos desonrosos ao Estado Democrático de Direito e à Soberania Popular.

Diante do cenário político atual do Brasil, questiona-se: Será o próximo governo o protagonista do futuro do país, ou serão os próprios brasileiros os atores principais da novela “Brasis”?
O direito de votar e expressar o seu voto é uma conquista da democracia, direita e esquerda formando o todo e ecoando a voz do povo garantindo a soberania popular, reafirmando que cada cidadão é livre para escolher os seus governantes.

Sabe-se que o país está dividido, que as opiniões são inúmeras acerca do presidente eleito, todavia, diante de tantas manifestações contrárias ao resultado do sufrágio eleitoral, a voz soberana do povo, o bem maior a ser tutelado, está em risco.

Reflete-se: As tantas manifestações e confrontos que assolam o país demonstrando insatisfações com o resultado das eleições unem ou separam os brasileiros? Quais serão as consequências dessa segregação?
Resta a dúvida: O presidente eleito conseguirá exercer o mandato eletivo e avançar na condução do país diante do apartheid político que assombra o Brasil?

A nossa Constituição Cidadã de 88 exalta que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. O art. 14 da CF/88, explicita: “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos […].”

Desta forma, pelo princípio da igualdade, não há outro poder acima do poder do povo, soberania popular que é repartida de forma igual entre todos os cidadãos.

Assim, defendendo o verde-amarelo, vermelho, ou qualquer outra cor, a utópica sobreposição de um cidadão que presume ter mais poderes políticos que outro, surtirá apenas efeitos destruidores da soberania popular, pois ameaçará a democracia, estagnará o país, refletirá na segregação do Brasil.

Será o resultado do sufrágio à ameaçar o futuro do país, dos relacionamentos, da economia, da nossa alegria, da nossa paz ou serão os “Brasis” pautados na intolerância e desrespeito?

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma