Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A pedagogia da bola

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em tempos de Copa do Mundo há muito o que se aprender. De fato, de quatro em quatro anos o futebol mobiliza o mundo, desperta emoções, evoca sentimentos e ensina lições de vida. É a pedagogia da “bola”, que emana da grande sala de aula improvisada – o campo de futebol.

Em um certo sentido, a vida é uma grande competição; é um jogo diário, onde lutamos para conquistar espaços e realizar nossos sonhos. Somos atletas da sobrevivência, competindo, cotidianamente, com adversários fortes – visíveis e invisíveis -, estrategicamente treinados, cuja principal mobilização é obstacular a nossa vitória.

O que podemos aprender com as lições extraídas da “bola”?

Em primeiro lugar, aprendemos a lição da objetividade. Na vida é preciso descobrirmos o “caminho do gol”. Quem não sabe onde quer ir, não chegará a lugar nenhum. São os objetivos que conferem direção a nossa existência. Para eles canalizamos nossas energias vitais, esforço físico e intelectual. Numa partida de futebol o objetivo principal é a vitória. Quais são os objetivos da sua vida? Aonde você quer chegar? Qual o sentido da sua existência?

Em segundo lugar, para vencer na vida é preciso determinação. Ela é a força que nos faz enfrentar obstáculos, não temer inimigos; sua ausência distancia a vitória. Muitas pessoas desistem facilmente ao sinal de dificuldade e, por isso mesmo, vivem derrotadas. Num campo de futebol, a determinação dos jogadores é vencer que possibilita a conquista final. Nosso cotidiano é cheio de desafios, por isso, é preciso determinação para superar à todos eles. Caso contrário, nossos sonhos tornam-se devaneios. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, tende bom ânimo Eu venci o mundo”. A fé é a força da nossa vitória.

Por último, aprendemos com o futebol sobre o valor do trabalho em equipe. A cooperação de todos é o segredo do sucesso de cada um. Ninguém vence isoladamente, nem mesmo nos esportes individuais. Há sempre uma equipe, às vezes invisível, por trás de cada atleta. Assim, também, ocorre com a nossa vida. Devemos aprender a fazer amizades construtivas, buscar conselhos de quem sabe mais, construir “pontes”, manter relacionamentos significativos; como também, a tornarmo-nos um canal por onde os outros possam passar, aprender e crescer. Jogar, exige uma tática fundamental: saber receber e passar a bola. Ninguém deve ser tão arrogante que dispense aprender algo com outrem; nem tão pouco orgulhoso, a negar-se colaborar com os que o procuram.

Para sermos campeões na grande competição da vida, precisaremos vencer muitos adversários. Com a “pedagogia da bola” aprendemos, portanto, que é fundamental que tenhamos objetividade de propósitos, a força da determinação e espírito de cooperação. Fazendo isso, a vitória não tardará, com a ajuda do nosso Deus!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários