Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo do Estado capacita técnicos para operar Garantia Safra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e a Emater, inicia nesta terça-feira, 7, as capacitações para atuar junto a agricultores familiares de  177 municípios paraibanos para implementação do Programa Garantia Safra 2009/2010.

As capacitações acontecem durante o mês de julho e serão realizadas em 13 cidades pólos. Nos municípios de Pombal, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Serra Branca, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Campina Grande, Soledade, Picuí e Bananeiras.

De acordo com o coordenador Estadual do Programa Garantia Safra, Marcos Caldas, a expectativa é que os novos procedimentos incluídos este ano, como o início mais cedo das inscrições e o modo on-line de fazê-las, além da dispensa do decreto para efeito de comprovação de perdas e a inclusão do critério de excesso hídrico (chuvas), consigam incrementar ainda mais o Garanti Safra. "Antes, o processo demorava muito, pois era feito no papel. Ainda há alguns problemas com o sistema informatizado, mas com o treinamento dos técnicos, temos a expectativa de alavancar ainda mais o Programa",

Com o treinamento, os técnicos estão aptos a orientar os potenciais beneficiários sobre os procedimentos de acesso ao Programa que, este ano disponibiliza de 90 mil cotas/vagas para adesões de agricultores nas regiões mais vulneráveis à estiagem prolongada, como é o caso dos municípios do semi-árido paraibano.

O Garantia Safra é uma "espécie de seguro", que visa garantir renda mínima de R$ 600,00 (pago em 04 parcelas de R$ 150,00), a partir da safra 2009/2010, beneficiando pequenos produtores de arroz, feijão milho, algodão e mandioca, vítimas de seca ou de excesso de chuvas. É um programa federal, executado em parceria com estados e municípios localizados na área de atuação da Agência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).

As primeiras reuniões serão realizadas no município de Pombal, na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Mons. Vicente de Freitas (Colégio Polivalente), às 14h: 00, com participação dos técnicos dos municípios de Aparecida, Cajazeirinhas, Coremas, Lagoa, Paulista, São Bentinho, São Domingos, São Bento, e Olho D’Àgua.

Na quarta-feira, dia 08, as capacitações serão com os técnicos dos municípios de Catolé do Rocha, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz e Brejo dos Santos. Já no dia 09, o evento acontece na cidade de Sousa e municípios vizinhos. Na sexta- feira, (10), será em Cajazeiras e as cidades da região do Alto Piranhas.

No município de Campina Grande, as reuniões acontecem no dia (21.07), no Escritório Regional da EMATER (Av. Assis Chateaubriand, s/n – Distrito Industrial). E participam os técnicos das cidades de, Itatuba, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mogeiro, Itabaiana, Ingá, Gurinhém, Barra de São Miguel, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Fagundes, Serra Redonda ,Barra de Santana, Massaranduba, Matinhas e São José dos Ramos.

As capacitações serão enceradas no dia 24 de julho, às 8h: 30, na região do Brejo paraibano, no município de Bananeiras, no auditório da Escola Agrícola.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937