Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de João Pessoa fará transplante de árvores na Avenida Beira Rio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A Prefeitura Municipal de João Pessoa vai iniciar, na próxima semana, uma operação para o transplante de árvores localizadas na Avenida Beira Rio. O trecho delimitado para o trabalho é o mesmo onde serão construídas as pontes sobre o Rio Jaguaribe, próximo à rotatória que dá acesso ao Altiplano e ao Cabo Branco.
 
Ao todo, poderão ser transplantadas 39 árvores em três etapas. Na primeira, prevista para a próxima semana, serão retiradas 12 plantas consideradas jovens, com média de dois anos de idade e até 3 metros de altura. Elas serão plantadas na própria avenida, na altura da Rua Vandick Filgueiras. Entre as espécies de árvores jovens estão sibipirunas, ipês e pau ferro.
 
A segunda etapa inclui 15 árvores adultas, algumas com mais de 35 anos de idade. No caso delas, devido ao porte elevado, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) está fazendo estudos de viabilidade do transporte. A ideia é fazer um levantamento das áreas mais adequadas para recebê-las, bem como as técnicas mais adequadas para garantir a saúde das plantas.
  
A terceira etapa é também a mais delicada. Neste grupo estão árvores adultas cujas análises preliminares apontaram problemas de saúde. Ao todo, foi detectado que 12 foram atacadas por cupim e fungo. O trabalho, no caso delas, exigirá um maior cuidado durante o processo de transporte e no acompanhamento após o transplante.
 
O trabalho de monitoramento está sendo feito com a participação de jardineiros, engenheiros agrônomos, biólogos e técnicos ambientais. Eles estão fazendo estudos fitossanitários das árvores, checando se estão com fungos, cupins, medindo e verificando as condições dos troncos.
 
Segundo a Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, de janeiro a setembro de 2014 a Prefeitura de João Pessoa promoveu o plantio e a distribuição de 13.822 mudas de árvores nativas. Essas mudas foram plantadas em escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), postos de saúde, canteiros de ruas e avenidas e ainda em áreas degradadas e margens de rios da cidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova