Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital garante implantar centros para tratamento de crianças autistas em toda PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O candidato a governador da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade (PMDB-PT), Vital do Rêgo, garantiu que, eleito, vai implantar na Paraíba uma rede de centros especializados no tratamento de crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista. Segundo ele, a iniciativa vai beneficiar pais de crianças e adolescentes autistas de todo o Estado que, hoje, estão impossibilitados de ter um acompanhamento dos seus filhos.
 
Vital lembrou que o tratamento para crianças autistas é feito em entidades como as AMAs – Associações de Amigos dos Autistas -, e que a Paraíba, atualmente, conta com apenas duas unidades, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande – esta inaugurada recentemente.
 
Ele disse que, apesar dos esforços de pais de autistas para garantir tratamento aos seus filhos, nas AMAs e em outras entidades que têm o mesmo objetivo (João Pessoa conta com outras entidades, como a ASAS, por exemplo, mas Campina Grande não) faltam vagas suficientes para garantir acompanhamento de quem precisa em todo o Estado.
 
“Conheço de perto as necessidades de uma criança autista e o que a Medicina coloca como métodos com eficiência cientificamente comprovada, como o TEACCH, o ABA e o PECS. Esses métodos exigem, por exemplo, a disponibilização de profissionais especializados, que devem ser capacitados para o atendimento individual das crianças. Isso dificulta a disponibilização do atendimento nas AMAs para todas as crianças que precisam do acompanhamento”, afirmou vital.
 
Vital disse que a sua proposta é formalizar convênios com as AMAs de Campina Grande e de João Pessoa para a capacitação dos profissionais, que serão disponibilizados pelas prefeituras, em convênio com o Estado. “O Estado entra com a estrutura física e a capacitação. As prefeituras com os educadores. A manutenção será fruto de um convênio. Assim, vamos garantir tratamento adequado para as crianças autistas da Paraíba”.
 
Há cerca de 10 anos, a ONU estimava a existência de uma criança com autismo para cada grupo de mil. Hoje a estimativa é de uma criança para cada grupo de 55. O aumento, segundo especialistas, ocorre por conta do diagnóstico, que antigamente não era tão fácil de se obter. Mas há profissionais que garantem a existência, igualmente, de um aumento na incidência de crianças autistas em todo o mundo.
 
Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel