Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo entrega primeiro Helicóptero de Segurança Pública do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Governo da Paraíba entregou na manhã desta sexta-feira (19) na Escola de Aviação Civil de João Pessoa (Aeroclube) o primeiro helicóptero do Estado. A aeronave modelo "Esquilo B" foi batizada de "Acauã" e vai servir à Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.
 
A entrega foi realizada pelo Secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. A apresentação da aeronave foi feita em entrevista coletiva, na pista de decolagem do Aeroclube, o Secretário ressaltou a importância do equipamento para as forças policiais do Estado.
 
“Esta aeronave é mais uma ferramenta para ajudar no combate à criminalidade na Paraíba. Essa máquina certamente vai servir muito mais para a população, porque estamos centrando forças em melhorar o trabalho realizado pelas polícias, por meio de investigações que façam uso de todos os aparatos possíveis, como um helicóptero, por exemplo. E tenho certeza que este é o primeiro de muitos, que ocupará o espaço aéreo do Estado”, afirmou Cláudio Lima.
 
Ainda durante a entrevista, o secretário informou que a aeronave servirá a todo o Estado e uma estrutura está sendo providenciada para atender ações policiais do litoral ao sertão. “Todos os sistemas de segurança da Paraíba estão acobertados para o uso da aeronave. Temos um grupo treinado, que viverá em constante aperfeiçoamento e que ajudará em missões onde quer que elas aconteçam na Paraíba”, reiterou o secretário.
 
Participaram também da apresentação o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Jair de Barros e ainda o delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira e o diretor do Instituto de Polícia Científica, Humberto Pontes. Na mesma ocasião foram entregues dois rabecões, que reforçarão os trabalhos realizados pelo IPC na Região Metropolitana de João Pessoa.
 
Com a chegada da aeronave, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) dá início ao Grupamento Tático Aéreo (GTA), que será comandado pelo coronel da Polícia Militar João Erivaldo de Pontes. A base do Grupo será na Escola de Aviação Civil de João Pessoa (Aeroclube). O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados (VEMD), que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens.
 
Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (KM/h).  Quanto ao espaço, a capacidade é para seis passageiros, sendo dois pilotos, na versão executiva. Na versão policial a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além e possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.
 
Grupamento Tático Aéreo (GTA) – Uma equipe intitulada Grupamento Tático Aéreo (GTA), criado pela Medida Provisória 221/2014, é formada por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo, e vai operar o helicóptero em regime de escala, diariamente. Serão no mínimo 60 horas de voo por mês. No GTA todos os oito responsáveis pelo trabalho com a aeronave são policiais militares, civis e bombeiros militares. A manutenção será feita de forma terceirizada por meio de terceirização.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul