Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça realiza inspeção nas unidades de internação para adolescentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 O juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Max Nunes de França, realizou, nesta segunda-feira (8), inspeção nas unidades de internação definitiva e provisória para adolescentes em conflito com a lei na Comarca de Campina. As inspeções foram realizadas no Lar do Garoto Pe. Otávio Santos, estabelecimento destinado ao cumprimento de medida socioeducativa de internação definitiva e no Abrigo Provisório Hamilton de Sousa Neves, destinado ao cumprimento da medida cautelar de internação provisória.

 
Atualmente o Lar do Garoto conta com uma população de 76 socioeducandos e, o abrigo provisória, com uma população de 33 adolescentes, sendo estes das Comarcas de Campina Grande e também da região do Cariri, Curimataú, Agreste e também de parte do Sertão do Estado da Paraíba. As inspeções a estes estabelecimentos são realizadas bimestralmente, pelo juiz da Vara da Infância, em cumprimento à resolução 188/2014 do CNJ.
 
Após a inspeção e em parceria com a FUNDAC, órgão gestor das medidas socioeducativas em meio fechado no Estado, foi realizado um mutirão para reavaliação das medidas socioeducativas de parte dos adolescentes, que já contavam com pareceres social, pedagógico e psicológico recomendando sua desinternação. Na oportunidade foram ouvidos os adolescentes, seus familiares e as equipes técnicas da instituição.
 
Participaram das audiências de reavaliação, além do juiz Max Nunes, a promotora de Justiça, Luciara Simeão; a defensora pública, Analiza dos Santos Silveira; a gestora da FUNDAC, Maria Sandra Pereira de Marrocos; o procurador da FUNDAC, Alysson Filgueira; o diretor do Lar do Garoto, Arthur da Costa Loiola; o técnico judiciário, André Monteiro; além das equipes técnicas da instituição.
 
Na oportunidade, após as respectivas avaliações, foram liberados 4 adolescentes em virtude de extinção de medida, por ter sido considerado que a internação atingiu sua finalidade e 7 adolescentes obtiveram progressão para uma medida em meio aberto, por considerar que a medida em meio fechado não era mais necessária. Os demais tiveram a internação mantida porque ainda não estavam totalmente preparados para o retorno ao convívio social.
 
A realização deste mutirão foi uma parceria entre a Vara da Infância e a FUNDAC, sendo realizado na própria instituição de internação para que fosse feita uma maior aproximação entre o Poder Judiciário, os adolescentes e suas famílias.
 
“O resultado foi bastante satisfatório e serviu de estímulo para que os adolescentes melhorem sua perspectiva de trabalho dentro da unidade, preparando-se para uma próxima reavaliação nos próximos seis meses”, ressaltou o juiz Max Nunes.
 
Atualmente a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande conta com aproximadamente 2.100 processos em tramitação e tem à frente a juíza titular, Adriana Barreto Lóssio, que está no gozo de férias durante este mês de setembro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas