Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba inova e apresenta pelotão de internos do sistema penitenciário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Milhares de pessoas assistiram, em João Pessoa, ao desfile cívico-militar deste domingo, 7 de setembro, que marca os 192 anos da Independência do Brasil. O desfile na Avenida Duarte da Silveira, que começou às 8h e se encerrou por volta das 12h, teve como novidade um pelotão formado por internos de duas penitenciárias que estão em processo de ressocialização.
 
As tropas federais abriram o evento, que foi encerrado com apresentação de entidades de classe.
 
O hasteamento do Pavilhão Nacional foi feito pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, pelo general Daniel de Almeida Dantas, comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, e pelo deputado estadual João Gonçalves.
 
O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representou o governador Ricardo Coutinho. Também assistiram ao evento que encerrou a Semana da Pátria o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o capitão dos Portos na Paraíba, capitão-de-fragata Valdinei Ciola, e outras autoridades, que ficaram no palanque oficial.
 
Depois das tropas federais, desfilaram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, escolas e, por fim, entidades de classe.
 
O secretário Claudio Lima destacou a importância que a população dá ao evento cívico, comparecendo mesmo com chuva: “Essa data de 7 de setembro é simbólica e muito importante para todos nós”.
 
O comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, general Daniel de Almeida Dantas, destacou que o 7 de setembro é uma data de importância patriótica, mas também significa para o brasileiro um momento cívico de confraternização.
 
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves afirmou que o 7 de Setembro representa a busca permanente de homens e mulheres livres: “Esse contexto é de reflexão para todos. Precisamos cada vez mais sermos independentes do ponto de vista coletivo e individual”.
 
A primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, assistiu ao desfile com seu filho Henri e afirmou que o brasileiro acredita que cada vez mais o Brasil tem afirmado sua autonomia e pode se empoderar de suas capacidades. “Com tanta diversidade e tanta riqueza, esse é o momento da gente comemorar também nossa brasilidade e resgatar a história. É bom expressar esse espírito cívico, comemorar esse momento que é tão importante para a história do Brasil”, declarou. 
 
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, avalia que o desfile da Independência é “um momento de pertencimento”: “A gente estimula nas escolas esse sentimento de ser brasileiro, de ter um chão, de fazer parte da construção social onde se vive, então esse dia é marcante”.
 
Novidade – A secretaria de Administração Penitenciária inovou e colocou no desfile, pela primeira vez no Brasil, um pelotão formado por apenados e apenadas em regime semiaberto. Desfilaram 100 homens e mulheres das penitenciárias Hitler Cantalice e Júlia Maranhão, que têm demonstrado bom comportamento.
 
O secretário Walber Virgolino explicou que, após consulta, muitos apenados se prontificaram em desfilar, então a Secretaria formou um pelotão 100 de reeducandos que participariam do desfile cívico. Autoridades e populares aplaudiram o  pelotão formado por homens e mulheres que deram mais um passo no processo de ressocialização. “Isto é um marco para a história do sistema penitenciário da Paraíba e do Brasil, e uma demonstração de que aqui se faz ressocialização positiva e real”, avaliou o secretário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional deve anunciar candidatura de Cartaxo, após operação inviabilizar aliança com Cícero

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira