Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital garante construir Canal do Sertão e barragem do Espinho Branco

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Ao participar do debate na tarde deste sábado (06), transmito pela Rádio Espinharas de Patos, o candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentou um conjunto de propostas que pretende colocar em prática a partir de 1º de janeiro de 2015, como forma de levar desenvolvimento ao Estado, nas áreas de educação, recursos hídricos, segurança pública, saúde e política de sobrevivência com a seca. 

Em sua apresentação, o candidato peemedebista  relembrou de alguns dos benefícios implantados em Patos como resultado de sua atuação  parlamentar, a exemplo do Canal do Franco já inaugurado, o Teatro Municipal e o Aeroporto Regional da cidade o qual está sendo construído.
 
Ao abordar esse tema da segurança hídrica do estado, Vital garantiu a construção do Canal do Sertão e a construção da Barragem do Espinho Branco em Patos, este último, já incluído no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC 3).
 
A Barragem do Espinho Branco segundo Vital, tem o objetivo de regularizar de vez a questão do abastecimento em Patos e Pombal. “É uma obra esperada desde o governo de Getúlio Vargas e nós vamos fazer com a apoio da presidente Dilma e do deputado Hugo Mota” disse.
 
Ao alertar para o perigo que a Paraíba enfrenta de sofrer um “apagão hídrico”, Vital também garantiu a construção do Canal do Sertão que ajudará a resolver o problema de abastecimento de água na região. 
 
Ele lembrou que a solução definitiva para esse problema que castiga o sertanejo, será a transposição das águas do Rio São Francisco. Enquanto o projeto do governo federal não é concluído, Vital defendeu a construção do Canal do Sertão, que nascerá nas cabeceiras das Espinharas e percorrerá várias cidades, até chegar ao Planalto da Borborema, possibilitando a irrigação de toda região das Espinharas. “Nós vamos fazer um verdadeiro vale entre a cidade de Patos até o Planalto da Borborema ajudando o homem do campo a conviver com a escassez de água. Isso é desenvolvimento” afirmou.
 
O senador e candidato ao governo lembrou que hoje na Paraíba, a solução para matar a sede dos paraibanos tem sido paliativas como a distribuição de água por meio de carros pipas. Conforme explicou Vital, o Canal do Sertão vai resolver esse problema de vez levando desenvolvimento ao interior paraibano.
 
 “ São obras estruturantes para que o homem do campo possa conviver com essa dificuldade. Investir na irrigação é a solução. Hoje existem mais de 50 mil hectares de terra podendo ser irrigáveis na Paraíba” observou.
 
Ainda dentro do tema de recursos hídricos, Vital defendeu a política de perfuração de poços onde o solo permitir além de buscar aumentar o volume da armazenamento dos reservatórios paraibanos que hoje se encontram com menos de 25% de sua capacidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito