Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito recebe integrantes da II Marcha contra o Genocídio do Povo Negro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Romero Rodrigues recebeu no final da tarde desta sexta-feira, 22, no Palácio do Bispo, integrantes da II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro. Representantes da comunidade quilombola do Grilo, dos grupos de capoeira, do movimento negro, das universidades e de religiões de matriz africana participaram da reunião com o prefeito.

Na ocasião, foi entregue um documento construído ao longo de quatro meses por diversos atores sociais envolvidos com o tema do respeito à diversidade étnica. No documento, constam sugestões para a implantação de políticas públicas afirmativas em favor do combate à discriminação racial.
 
Dentre as principais sugestões estão a criação de cotas para negros em concursos públicos no município, implantação de cursinhos pré-vestibulares nas periferias, instalação de um núcleo da mulher negra na Coordenadoria da Mulher, criação do conselho de combate ao racismo e à intolerância religiosa e campanha contra o racismo na mídia.
 
O documento elenca treze propostas destinadas ao trabalho de combate ao racismo.  O prefeito Romero disse que vai definir uma data para que possa voltar a se reunir com representantes do movimento juntamente com auxiliares do governo para discutir encaminhamentos. "Vamos ver o que será possível fazer para avançarmos em algumas merecidas conquistas. Eu fiz questão de vir e dizer do respeito que temos à reivindicação de vocês", afirmou.
 
Para uma das integrantes do Movimento Negro, Ana Lúcia, é possível avançar. "Nossas reivindicações são justíssimas e uma situação dessa não pode mais esperar. A gente acredita que a partir do recebimento do documento a Prefeitura vai avaliar", considerou.
 
A II Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro aconteceu nesta sexta-feira em 18 estados brasileiros e 15 países.  Além de denunciar o genocídio, a marcha pretende provocar discussões sobre a seletividade do sistema prisional.
 
De acordo com dados de 2013 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, das 537.790 pessoas que estão no sistema penitenciário, 93,9% são homens, 50,8% têm entre 18 e 29 anos e 57,2% têm pele de cor negra ou parda. Cruzando os dados, os números apontam que a maior parte dos presos no Brasil é formada por homens e pretos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana