Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Magistrados discutem aprimoramento da Justiça em encontro na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com o objetivo de reunir os juízes e desembargadores do Estado para discutir o novo estatuto da magistratura, a Associação dos Magistrados da Paraíba realizará o XV Encontro de Magistrados Paraibanos, de 18 a 20 de junho, no auditório do Fórum Cível Mário Moacyr Porto, na Capital. O evento promovido pela AMPB recebe o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Os palestrantes já confirmados são o juiz federal Fausto Martins De Sanctis, os ministros Luís Felipe Salomão e Eliana Calmon Alves, do Supremo Tribunal de Justiça, o conselheiro Joaquim Falcão, do Conselho Nacional de Justiça, os juízes Rodrigo Collaço e Mozart Valadares, ex e atual presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, e a promotora Maria Tereza Uille Gomes, presidente da JUSPREV (Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira).

A solenidade de abertura do encontro será às 19 horas do dia 18 de junho (quinta-feira), logo após será proferida a palestra do juiz Federal Fausto De Sanctis, cujo tema será "Independência Judicial". Na manhã do dia 19 de junho (sexta-feira) será a vez da promotora Maria Tereza Uille e da ministra Eliana Calmon. O juiz Rodrigo Collaço e o ministro Luís Felipe Salomão realizarão suas palestras na tarde do mesmo dia. O encontro encerra na manhã do dia 20 (sábado), com palestras do Conselheiro Joaquim Falcão e do presidente da AMB, Mozart Valadares.

Cerca de 300 juízes e desembargadores devem participar do encontro que abordará o tema "Novo Estatuto da Magistratura: em busca do aprimoramento da Justiça". O novo estatuto vai substituir a atual Loman (Lei Complementar 35/79), que completou 30 anos no último mês de março. Foi feita durante o regime militar. A reforma em curso excluirá da lei os pontos que não foram recepcionados pela Constituição de 1988 e a adaptará à nova realidade prevista pela Emenda 45.

O anteprojeto de reforma da Lei Orgânica da Magistratura (Loman) tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito, que formam a comissão de reforma da lei, são responsáveis pela redação do texto que se transformará no Estatuto da Magistratura. A comissão estuda, entre outros pontos, a criação de critérios mais claros para os casos de promoção de juízes por merecimento.

Algumas associações de classe, a exemplo da AMB, já apresentaram sugestões aos ministros do STF. O juiz paraibano Marcos Coelho de Salles, assessor da presidência da AMB, cita reclamações da magistratura como participação dos juízes de primeira instância nos destinos do dinheiro do Judiciário. Salles disse que as entidades propõem que haja previsão expressa no Estatuto da Magistratura para que a primeira instância participe da distribuição dos recursos financeiros. "Há destinação maior de recursos para o segundo grau, mas a pressão maior está na primeira instância", diz. O magistrado também destaca a necessidade de democratização do Judiciário, como eleições diretas para a direção dos tribunais e o objetivo de extinção do quinto constitucional.

Confira a programação completa do evento no site www.ampb.org.br

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos