Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo tenta adiar votação de projeto sobre dívida de estados e municípios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governo federal vai tentar adiar a votação da proposta que muda o sistema de indexação das dívidas dos estados e municípios com a União. O PLC 99/2013 está na pauta do Plenário desta quarta-feira (5) e a intenção dos senadores da base aliada é apresentar um requerimento para adiar a análise do texto.

A ideia não agradou aos oposicionistas, que já disseram ser contra o adiamento:

— Este projeto vai sublinhar a situação de desconforto em que a economia do país vive, diferente daquilo que foi posto pela presidente há três dias, quando enviou mensagem ao Congresso. Vamos votar contra [o requerimento]. A proposta partiu do governo e foi produto de um consenso. Se está pronta, tem que ser votada. A menos que o governo diga que não pode ser votada porque o país está prestes a quebrar — disse o senador José Agripino (DEM-RN), ao deixar a sala da Presidência do Senado, onde houve uma reunião entre lideranças e o presidente Renan Calheiros.

O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), também quer a votação, pois, na opinião dele, o projeto vai beneficiar o cidadão brasileiro.

— Os principais provedores de serviços públicos para o cidadão são os estados e municípios, que não podem atender as demandas porque estão estrangulados por uma dívida que foi contraída numa situação bem diferente da atual – argumentou.

Cenário externo

O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu responsabilidade com a macroeconomia brasileira e disse que o momento não é adequado para a votação do projeto:

— É óbvio que é uma matéria, que, no mérito, todos apoiam, mas o momento é inadequado. É isso que o ministro [da Fazenda] Guido Mantega vem dizer a todos os líderes do Senado – afirmou Eduardo Braga, referindo-se à reunião marcada para 14h30.

Polêmica

O PLC 99/2013 facilita o pagamento das dívidas de estados e municípios com a União. Para isso, faz do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o novo indexador das dívidas e reduz os juros (que variam de 6% a 9%) para 4%, tendo como teto a taxa Selic. Atualmente, o indexador usado é o IGP-DI (índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna).

Uma eventual redução no pagamento das dívidas dos estados e municípios para a União — de R$ 400 bilhões e R$ 68 bilhões, respectivamente — reduziria o volume de dinheiro disponível para o país honrar seus compromissos ou investir. Além disso, o governo teme o aumento do chamado risco Brasil, caso a cobrança das dívidas seja flexibilizada. O Risco Brasil é uma classificação dada à economia do país por agências internacionais especializadas.

Agência Senado

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas