Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão inspeciona obras do Clementino Fraga

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão, o secretário estadual da Saúde, José Maria de França, e equipe técnica do governo inspecionam as obras de reforma e ampliação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, às 10h desta segunda-feira (1º). A obra, orçada em R$ 16 milhões, foi iniciada no Governo Maranhão II, em 2001, e se arrastou nos últimos seis anos, sem ter sido concluída. Ainda deverão ser investidos R$ 9,5 milhões em equipamentos. Também nesta segunda-feira, Maranhão participa do café da manhã oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas e do lançamento da campanha promocional Liquida João Pessoa, às 8h30, no restaurante Mangai.

Segundo o secretário José Maria de França, a lentidão na execução da obra no Clementino Fraga causou um prejuízo à população que já poderia estar contando com toda a estrutura do complexo em pleno funcionamento.  Ele explicou que o hospital faz parte de uma lista de 35 unidades que foram identificadas em todo o Estado, necessitando de reforma, ampliação ou de conclusão de serviços.

José Maria de França disse que, além do Clementino, onde a obra está em andamento, o governo está trabalhando para entregar, este ano, pelo menos, mais sete hospitais, incluindo o Trauma de Campina Grande e os de São Bento, Queimadas, Pedras de Fogo, Itabaiana, Itapororoca e Belém do Brejo do Cruz. “Além desses, temos garantia de recursos para concluir as obras das unidades de Taperoá, Patos (maternidade), Pombal, Picuí, Monteiro e Sumé”, disse o secretário.

O hospital

Hospital é referência no Estado para tratamento especializado de doenças infectocontagiosas, com assistência ambulotarial e hospitalar aos portadores de HIV/Aids, tuberculose e hanseníase. É campo de estágio para estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia e outras especialidades médicas.

A unidade foi criada na década de 50, pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Tuberculose no atendimento as usuários portadores de tuberculose, denominado ‘Sanatório Clementino Fraga’. No final da década de 80, o hospital passou a ser mantido pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, denominando-se ‘Complexo Hospitalar Clementino Fraga’, estendendo o atendimento à pneumologia sanitária (tuberculose), dermatologia sanitária (hanseníase) e SAE – Serviço de Atendimento Especializado (Aids).

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito