Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Detentos começam a trabalhar em manutenção de escolas estaduais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Educação Estadual, iniciou na manhã desta quinta-feira (23) as ações do projeto “Construindo a Liberdade”. A iniciativa pioneira acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Carlos Coelho, no bairro dos Bancários, e consiste na realização de serviços de manutenção em escolas públicas estaduais, utilizando mão de obra dos reeducandos do sistema prisional paraibano.
 
Esta primeira ação do “Construindo a Liberdade” contou com a participação de 18 reeducandos, que iniciaram os serviços de capinagem, reparos hidráulicos, pintura e limpeza da escola. Esses serviços vão proporcionar uma melhoria significativa para os estudantes da unidade escolar estadual, além de despertar nos presos o valor da reinserção social pelo trabalho.
 
O Secretário Wallber Virgolino comentou que a ação é inovadora, aproximando os reeducandos da população através da prestação desses serviços. “Projetos como esse de ressocialização realizados pela Seap, tornam os apenados importantes para a sociedade, fazendo com que eles se sintam valorizados e tomem gosto pelo trabalho, mostrando que o Estado se preocupa com o bem estar deles e quer que eles se ressocializem. Vale lembrar que antes desses apenados entrarem nesses programas, têm o perfil avaliado e para cada dia de trabalho um dia de pena é reduzido. A meta é expandir o projeto ‘Construindo a Liberdade’ para todas as escolas estaduais da Paraíba”, destacou.
 
De acordo com o Juiz das Execuções Penais da Capital, Carlos Neves, ressocializar e humanizar são princípios da Execução Penal tornados prática com a promoção do trabalho entre os apenados do regime semiaberto. “Hoje temos uma exceção, um preso do regime fechado, o que é uma novidade também, porque esse tipo de trabalho geralmente é executado apenas por reeducandos do regime semiaberto. Estamos a partir desse projeto ampliando esse leque de opções de ressocialização mas, sob vigilância. Tudo isso contribui para todos, o Estado com economia de mão de obra e o preso que se sente útil, usando a habilidade que ele tem para trabalhar”, acrescentou o juiz.
 
A gerente da Primeira Regional de Ensino, Wleica Quirino, falou em nome Secretaria de Educação agradecendo a parceria e a união de forças entre as duas secretarias. “Encontramos escolas que precisam de reformas e qualquer parceria que traga benefício para as unidades educacionais são bem vindas. A escola Dom Carlos Coelho será restaurada e quando os alunos chegarem aqui poderão ver o resultado dessa união e interdisciplinaridade entre a Seap e a Sedec”, afirmou.
 
Beneficiados
 
Washington de Lima, de 32 anos, que está no regime semiaberto e foi preso por tráfico de drogas, comentou sobre a oportunidade de novamente trabalhar e contribuir com o aprendizado dos estudantes paraibanos. “Gostaria de agradecer a nova oportunidade para dar a volta por cima e contribuir na reforma e melhoria de uma creche ou escola como esta aqui”, relatou.
 
O apenado Aderivaldo de Lima, 44 anos, foi preso por homicídio e é o único reeducando do regime fechado que está trabalhando no projeto. “Eu vim aqui para dar a minha contribuição como artista e como ser humano. Vou usar a minha criatividade para fazer um obra de arte voltada para as crianças que estudam aqui”, relatou.
 
A segunda etapa do projeto “Construindo a Liberdade” na escola Dom Carlos Coelho acontece no primeiro dia de volta às aulas, quando os reeducandos vão apresentar os trabalhos desenvolvidos por eles aos estudantes e compartilhar as dificuldades que aconteceram por causa dos erros cometidos e os levaram à prisão. O objetivo é alertar e afastar os jovens do mundo do crime que tenta seduzir os jovens cada vez mais cedo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino