Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

D. Aldo, Roseana Meira e Rinaldo Mouzalas aderem a IPTU Proporcional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
A campanha pelo IPTU Proporcional ganhou as adesões do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; da ex-secretária de Saúde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e sanitarista, Roseana Meira; e do advogado e mestre em Direito, Rinaldo Mouzalas. Os três assinaram o documento, que resultará em um projeto de iniciativa popular, a ser encaminhado à Câmara Municipal para garantir a proporcionalidade da cobrança do imposto.
 
Na semana passada, três ex-secretários da Prefeitura de João Pessoa assinaram o documento. Os ex-secretários de Luciano Cartaxo, Aldo Prestes (Finanças) e Raimundo Nunes (Trabalho e Emprego) aderiram à proposta. José Guilherme, ex-secretário de Habitação da Prefeitura de João Pessoa no governo Agra também aderiu à campanha.
 
O Projeto de Lei do IPTU Proporcional, aprovado pela Câmara Municipal em setembro de 2011, previa descontos de 20% no pagamento do IPTU de imóveis cuja área não fossem beneficiados com cinco itens descritos no artigo 185 da Lei Complementar 53 de 2008: meio fio ou calçamento com canalização de águas pluviais; abastecimento d’água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública com ou sem postes para distribuição domiciliar; e escola primária ou posto de saúde.
 
O projeto deveria ter entrado em vigor neste mês, no entanto, o prefeito Luciano Cartaxo sem discutir, encaminhou no projeto que previa isenção aos cartórios com um artigo revogando a lei aprovada pelos vereadores e sancionada pelo então prefeito Luciano Agra em 2011.
 
Raoni Mendes reforçou que a luta pela proporcionalidade do IPTU não pode ser encarada pelo executivo nem como uma questão meramente de inconstitucionalidade e nem partidária. “As adesões ao IPT Proporcional servem de mais estímulo para que esse projeto retorne à Câmara Municipal mostrando não só assinaturas, mas o desejo de uma população que quer qualidade nos serviços públicos e justiça na cobrança dos impostos. A população de João Pessoa tinha um direito conquistado, é importante que se diga, mas que foi retirado pelo prefeito Luciano Cartaxo ao revogar a lei sem discutir com os vereadores e com o principal interessado que é o povo”, frisou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas