Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCU rejeita denúncia de Vital sobre uso político de carros-pipa na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Tribunal de Contas da União julgou improcedente a Representação feita pela Senador Vital do Rêgo denunciando motivação política na suspensão do abastecimento de água por carros-pipa ao município de Emas. A cidade é contemplada pelo programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura desde julho de 2012, quando foi celebrado o primeiro contrato, mas não prestou de um destes contratos em tempo devido, conforme o Acórdão 8446/2013-TCE da 1ª Câmara.
 
Segundo a decisão dos ministros do TCU, a suspensão do abastecimento entre os meses de maio e junho de 2013 aconteceu por “falta de prestação de contas da 3ª parcela dos recursos do Convênio 89/2013, com vigência expirada em 15/5/2013, e da falta de solicitação de celebração de novo convênio após essa data, e não em razão de questões políticas, conforme os termos iniciais da denúncia oferecida”.
 
O relator, ministro do TCU José Múcio Monteiro, sugeriu em seu parecer a improcedência e o arquivamento da Representação do senador Vital do Rêgo. O magistrado destacou ainda que, no decorrer do processo, a prefeitura de Emas “renovou o convênio e os serviços de abastecimento de água, efetivado por carros-pipa, foram regularizados e estão funcionando adequadamente”.
 
O secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, garantiu que envio de carros-pipa foi suspenso apenas por um mês, devido à inadimplência da Prefeitura de Emas. Tendo sido normalizado após a prestação de contas sobre o Convênio. “Apresentamos toda documentação ao TCU e atestamos que não houve qualquer uso político do programa de carros-pipa para a cidade. Após um pequeno período de suspensão do abastecimento, o prefeito nos procurou e prestou contas da aplicação da verba. Assim, os recursos foram novamente liberados e a população voltou a ser beneficiada”, explicou o gestor.
 
Para assegurar a continuidade do programa, o município prestar contas de cada parcela recebida, para que a subsequente seja liberada, de acordo com Efraim Morais. “Este foi o critério apontado pela Defesa Civil e determinado pelo governador Ricardo Coutinho para assegurarmos que os recursos estão realmente sendo destinados à assistência para a população paraibana que mais precisa”, relatou.
 
O secretário destacou ainda que os convênios celebrados com todos os municípios participantes do programa foram renovados neste mês de janeiro. “Tanto a cidade de Emas, quanto as demais, estão com seu abastecimento garantido, e contratos renovados já no primeiro mês deste ano”, arrematou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos