Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Engenheiros, arquitetos e agrônomos da Prefeitura cruzam os braços

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Profissionais pertencentes ao quadro efetivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia paralisaram suas atividades ontem conforme haviam definido em assembléia extraordinária na última sexta, dia 22. Pela manhã, reuniram-se na sede do Sindicato dos Engenheiros na Paraíba e seguiram para o prédio do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), onde foram recebidos pela juíza auxiliar de conciliação de precatórios, Ana Paula Cabral Campos.

Após ouvir a categoria, a magistrada agendou nova audiência sobre o termo de conciliação judicial para o próximo dia 10 de junho, com a presença de representação da Prefeitura Municipal, a fim de solucionar o impasse gerado pelo descumprimento do acordo firmado com a categoria em 2005.

O termo de conciliação, assinado pelo executivo, determina a concessão de reajuste salarial, de forma escalonada, aos engenheiros, arquitetos e agrônomos efetivos, ativos, inativos e pensionistas, para que atingissem o piso salarial previsto na Lei 4.950-A/1966 e referendado por legislação municipal (Lei nº 7.165/92), respeitados os níveis e classes funcionais legalmente previstos para a carreira.

No período da tarde, os profissionais mobilizados dirigiram-se novamente ao sindicato. Uma mesa redonda, com a presença do presidente do CREA-PB, Paulo Laércio, e do vereador Geraldo Amorim, teve início às 15h. Armando Marinho, presidente do SENGE-PB, abriu os trabalhos da mesa com informações a respeito da reunião entre representantes da categoria e os secretários Gilberto Carneiro (administração) e João Azevedo (infraestrutura), realizada nesta terça-feira, dia 26, por iniciativa da gestão municipal, após o início das atividades de mobilização.

Os secretários da administração municipal ouviram os argumentos apresentados e se comprometeram a fazer análise da repercussão financeira do cumprimento do acordo, transmitir as reivindicações ao prefeito Ricardo Coutinho, além de articular, para a próxima semana, audiência entre ele e os profissionais.

Durante a mesa redonda, Paulo Laércio, presidente do CREA-PB, foi o primeiro a se posicionar e expressou o apoio irrestrito do Conselho aos profissionais prejudicados, oferecendo a assessoria jurídica da entidade para atuar em conjunto com a do Sindicato dos Engenheiros, bem como se comprometendo a emitir nota à imprensa respaldando a mobilização.

O vereador Geraldo Amorim inteirou-se dos detalhes da questão, recebeu documentação sobre o caso e demonstrou estar convencido de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa deve à categoria o cumprimento do acordo firmado judicialmente, mas alertou que os parlamentares não têm clareza a respeito dos reais motivos da mobilização dos engenheiros, arquitetos e agrônomos vinculados ao município. Por essa razão, Geraldo Amorim comprometeu-se a dedicar seu pronunciamento na sessão da CMJP desta quinta-feira, dia 28, ao esclarecimento dos fatos a respeito do termo de conciliação junto aos demais vereadores.

Armando Marinho encerrou os trabalhos conscientizando os presentes sobre a importância de manter todos os profissionais prejudicados a par das negociações e destacou a necessidade de mobilização permanente da categoria para garantir que o acordo seja respeitado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos