Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Nomeados novo procurador eleitoral e substituto da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Os procuradores da República Duciran Van Marsen Farena e Rodolfo Alves Silva foram designados para exercerem, por dois anos, respectivamente, as funções de procurador regional Eleitoral e procurador regional Eleitoral substituto no estado da Paraíba. A Portaria PGR nº 800 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 de dezembro de 2012, na Seção 2, página 45 e produz efeitos a partir do dia 24 de fevereiro de 2013. 
 
Duciran Farena, natural de Fortaleza (CE), formou-se em Direito em 1986 pela UFCE. Foi procurador do Estado de São Paulo e procurador da Fazenda Nacional (também em São Paulo), ingressando no Ministério Público Federal (MPF) em 1997. Atualmente é procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, participa dos grupos de trabalho (GTs) Alimentação Adequada e Telefonia, já tendo atuado na Procuradoria Regional Eleitoral (2005-2008).
 
Rodolfo Silva é natural de São José de Piranhas (PB) e formou-se em Direito em 1999 pela UFPB. Atuou na Justiça Federal na Paraíba como analista processual e foi procurador da Fazenda Nacional em Campina Grande (PB). Ingressou no MPF em fevereiro de 2003, assumindo o cargo de procurador da República. Atualmente é procurador-chefe substituto e inicia o segundo mandato como procurador regional Eleitoral substituto na Paraíba.
 
Até o início de abril de 2013, o procurador Duciran Farena estará em afastamento temporário para participar de Cátedra Fulbright em Direitos Humanos na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos da América.
 
Atuação eleitoral 

De acordo com a Lei Complementar 75/93 (Lei Orgânica do Ministério Público da União), o Ministério Público Federal é quem se encarrega de exercer as atribuições do Ministério Público Eleitoral, perante a  Corte Eleitoral. Dessa forma, o chefe do Ministério Público Federal designa um procurador da República para atuar junto aos Tribunais Regionais Eleitorais. De acordo com a mesma lei, o procurador regional eleitoral designa os promotores eleitorais (que são promotores de justiça, membros do Ministério Público Estadual), para exercerem atribuição federal nas zonas eleitorais de todo o estado.
 
O Ministério Público atua em todas as fases do processo eleitoral, desde a inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, até o pleito propriamente dito e subseqüente diplomação dos eleitos e prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos perante à Justiça Eleitoral. O Ministério Público exerce inúmeras atribuições fiscalizatórias, investigando fatos, exarando pareceres em processos e ajuizando ações cíveis e criminais, sempre no interesse da lisura do processo eleitoral.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos