Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cícero critica ações do governo federal para o Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Ao tratar das dificuldades enfrentadas pelos estados do Nordeste, e em particular pelo seu estado, a Paraíba, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) questionou a atuação do Ministério da Integração Nacional que, segundo ele, não vem exercendo sua função de estimular ao mesmo tempo o desenvolvimento regional e a integração do país. 
 
– O planejamento estratégico do país deveria passar por esse Ministério, mas é realizado pelo Ministério do Planejamento, o que representa uma distorção de papéis – declarou ele em Plenário nesta sexta-feira (15). 
 
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Cícero esteve à frente da Secretaria de Políticas Regionais, órgão que tinha atuação semelhante à do atual Ministério da Integração Nacional. O senador afirmou que, “se coubesse à Integração o planejamento estratégico de fato e de direito, certamente a Paraíba não estaria fora do novo traçado da Ferrovia Transnordestina” e o Porto de Cabedelo já teria sua obra de derrocagem concluída. Derrocagem, nesse caso, é a retirada ou a destruição de pedras ou rochas que dificultam a navegação.
 
O senador paraibano criticou o fato de o Brasil possuir, segundo ele, duas regiões Nordeste. “Hoje, nós estamos vivendo uma realidade ainda mais crítica. Existem muros imaginários dentro do próprio Nordeste. Existem Estados que estão se desenvolvendo mais do que os outros. Isso por vários fatores; por competência, por eficiência, por apadrinhamento, por relação político-partidária com o Governo Federal, entre outros”, sustentou. 
 
Seca – Cícero Lucena também criticou as ações do governo federal para combater a seca que atinge o Nordeste. Para ele, as ações foram insuficientes e lentas; “os carros-pipa não atenderam às necessidades e os créditos não funcionaram, entre outros problemas”. O parlamentar disse que recebeu a sinalização positiva do ministro da Integração Nacional quanto a renegociação das dívidas dos agricultores do semi-árido. “Ele garantiu que já na próxima semana anunciará a tão sonhada política de crédito para a região do semi-árido”, prosseguiu. 
 
O senador anunciou que nos próximos 15 dias, os três senadores da Paraíba estão se reunindo com os prefeitos da região do Vale do Piancó, na Paraíba, para elaborar um documento que será encaminhado a Presidência da República para pedir a implantação do ramal do Piancó como medida integrante do Eixo Norte da transposição do São Francisco.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas