Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dilma anuncia que faz quimioterapia contra linfoma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São Paulo – A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou neste sábado que enfrenta um tratamento de quimioterapia, após a retirada de um pequeno tumor (gânglio) em sua axila. Dilma está tratando um linfoma (tumor no sistema linfático) há uma semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou neste sábado que enfrenta um tratamento de quimioterapia, após a retirada de um pequeno tumor (gânglio) em sua axila. Dilma está tratando um linfoma (tumor no sistema linfático) há uma semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O tratamento de quimioterapia deverá durar quatro meses e será aplicado em sessões realizadas no hospital a cada três semanas. De acordo com a equipe médica, composta por Roberto Kalil Filho (cardiologista), Paulo Hoff (oncologista clínico), e Yana Augusta Sarkis Novis (hematologista), a ministra encontra-se, neste momento, sem "evidência da doença ativa" (não há mais nenhum tumor) e fará a quimioterapia por segurança. Yana enfatizou que, como a doença está no estágio inicial, há grande chance de cura.

A ministra reiterou diversas vezes que irá manter sua agenda "no mesmo ritmo" que mantinha até a descoberta do câncer. “Não há uma incompatibilidade entre uma coisa e outra [tratamento e agenda de ministra]. O tratamento não me obriga a retrair minha atividade. Pelo contrário, acho que vai até me impulsionar.”

“Estou me sentindo muito bem. Uma das coisas contraditórias desta doença é que não há sintomas”, disse Dilma. A ministra lembrou a importância de realizar exames de rotina, check-ups, pois foi desta forma que a doença foi descoberta.

“Eu recebo [a notícia do câncer] com tranquilidade. Acho que tenho sorte de ter tido um diagnóstico precoce. Esse é mais um desafio que vou ter na minha vida. Assim como milhares de homens e mulheres anônimos que enfrentam este processo, o meu objetivo é enfrentar e viver minha vida de forma bastante intensa. É um momento de comemorar a vida”, declarou.

Quando perguntada sobre os efeitos colaterais da quimioterapia, tratamento agressivo que pode debilitar o paciente, Dilma afirmou que está tranquila, pois “cada pessoa reage de um jeito”. “Meu cabelo ainda não caiu, como vocês podem ver”, brincou.

Dilma mostrou-se otimista e afirmou que está “segura na recuperação”. Questionada sobre as eleições de 2010, se pretente ser candidata à presidência em 2010, Dilma se negou a responder. "Nem amarrada respondo essa questão", asseverou.

No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já demonstrou sua preferência pela candidatura de Dilma Rousseff à presidência, pelo PT.

Em conversa privada na última sexta-feira, Dima informou a Lula que iria a São Paulo para o tratamento de um linfoma e que faria o comunicado oficial sobre a doença. O presidente, que está em Brasília sem compromissos oficiais, não deve se pronunciar sobre o assunto neste final de semana.

Último Segundo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul