Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Emater e MDA expandem avicultura alternativa no Cariri

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba, está contemplando agricultores familiares beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria que decidiram trabalhar com avicultura alternativa. Nesta segunda-feira (25), em Serra Branca, extensionistas rurais entregam 1.100 pintinhos para 21 famílias integrantes do programa.

Nessa região, o Programa Brasil Sem Miséria já contempla 496 famílias agricultoras com a atividade da caprinocultura de leite e de corte, artesanato, ovinocultura, avicultura alternativa e hortaliças diversas.

De acordo com o gerente do escritório da Emater local, Josemberg Batista Gomes, 52 famílias assessoradas no município de Serra Branca já foram beneficiadas com o Programa Brasil Sem Miséria, das quais 28 decidiram pela criação de aves alternativas e sete já adquiriram as aves diretamente dos fornecedores, facilitando o acesso e diminuindo as despesas e o preço.

Em uma ação mais abrangente, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está prestando assessoria continuada  a 1.600  famílias agricultoras em 17 municípios do Território da Cidadania no Cariri Ocidental integrantes da Chamada Pública. Entre as ações, destacam-se convivência com o semiárido, manejo sustentável dos recursos naturais da caatinga e a organização da produção da caprinovinocultura, enfatizando o acesso e a ampliação em mercados locais e institucionais.

Os municípios beneficiados são Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê, todos pertencente à região administrativa da Emater em Serra Branca.

 O Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pelo Governo Federal e a prioridade para o meio rural é a inclusão produtiva, com estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar, por meio de assistência técnica diferenciada e estímulo para a geração de renda. Garante ainda, serviços públicos nas áreas de educação, saúde assistência social, saneamento e energia elétrica.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados