Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJ agiliza procedimentos para acelerar emissão de certidões online

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O sistema informatizado que alimenta o serviço Telejudiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba será redimensionado para funcionar em apenas um banco de dados. Mudança que vai refletir na agilidade e melhorar o atendimento aos jurisdicionados. Esse foi o resultado de uma reunião realizada na Ouvidoria de Justiça do TJ, na manhã desta sexta-feira(22), entre o desembargador Frederico Coutinho (ouvidor geral), e membros da diretoria especial e de tecnologia do TJPB. 
 
O desembargador Frederico Coutinho explicou que, na primeira semana de atividades da Ouvidoria Geral, as principais reclamações dos jurisdicionados foram em relação ao atraso na emissão de certidões, serviço que é realizado pelo Telejudiciário. Ficou constatado que a demanda é muito grande e que o setor precisa de reestruturação para atender com mais agilidade as solicitações. 
 
Hoje, a liberação de uma certidão está prevista para um prazo de 10 dias. Na opinião do Ouvidor, muito grande para as necessidades da população. Ele argumentou que o TJPB está na vanguarda da tecnologia, por isso, precisa de um serviço mais eficiente, e garantiu, depois da reunião, que haverá mudanças. Pelo menos, observou, esse é o pensamento da presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, que pautou sua gestão na eficiência e na humanização. 
 
O sistema Telejudiciário tem recebido uma quantidade muito grande de solicitações de certidões. A situação exigiu medidas alternativas, enquanto se reestrutura o sistema informatizado. O diretor de tecnologia do TJ, Ney Robson, revelou que a tecnologia está unificando o sistema de pesquisa, que hoje atende em três bancos de dados. “Com o novo sistema, a tendência é a regularização na emissão de certidões e a pesquisa será realizada a partir de um só banco de dados. 
 
O Ouvidor analisou que o sistema de emissão de certidões, diante da demanda, suspen deu suas atividades para buscar a regularização. Mais de 2 mil certidões foram requeridas e, dentro da nova sistemática, o TJ está buscando acelerar os procedimentos. “O importante é que as medidas corretivas estão sendo implantadas e em poucos dias a situação estará regularizada”, observou o desembargador, ao reiterar que o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria está sendo eficaz nesse processo que visa melhor atender à sociedade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos