Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputados visitam obras do São Francisco em Floresta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acompanhados de prefeitos, presidentes de Câmaras municipais do cariri paraibano, os deputados Francisco Quintans, DEM, e Carlos Batinga, PSB, visitaram na última terça-feira, 21, o primeiro trecho do Eixo Leste, no município de Floresta, PE, da obra de transposição de água do Rio São Francisco para a bacia Hidrográfica do Rio Paraíba.

Segundo o deputado estadual Francisco Quintans, um dos entusiastas da transposição, 18 municípios da região do cariri serão diretamente beneficiados com  água do Rio São Francisco e projetos rede de esgoto, aterro sanitário e drenagem.

Quintans acrescentou que a água armazenada vai permitir a interligação de açudes e manter o nível de água em cada um deles – uma forma de garantir o sustento de famílias que vivem na região.

Isso vai permitir que, acrescenta o deputado Carlos Batinga, que em torno desses açudes, a população beneficiada possa ter um mínimo de política de irrigação para atender, sobretudo a agricultura familiar.

No canteiro de obra do 3º Batalhão do Exército Brasileiro, sediado em Floresta, os membros da comitiva receberam do engenheiro, Ten. Gurgel, explicações sobre a execução do projeto, sob responsabilidade do Exercito Brasileiro.

Comitiva – A comitiva com cerca de 70 pessoas, composta por parlamentares estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras municipais, vereadores, lideranças políticas da região do cariri, professores e profissionais de imprensa visitou o ponto inicial da obra, que servirá como tomada de água do Lago de Itaparica, para a transposição de água do São Francisco até a bacia hidrográfica do Rio Paraíba.

O trecho inicial do canal está sendo executada pelo 3º Batalhão do Exército Brasileiro, com sede no Piauí, subordinado ao 1º Grupamento de Engenharia e Construção, de João Pessoa,  tendo ao frente o engenheiro-chefe,  o Ten. Cel  Gurgel, um potiguar de Natal.

A parte do Exército consiste na construção de um Canal de aproximação, cuja profundidade em algumas áreas chega a ser corresponde a um prédio de 10 andares, e uma barragem de areia para acumulação.

Entre a parte inicial do canal e a barragem de areia será construída a primeira estação elevatória com uma altura de 36m.

A previsão para a conclusão do primeiro trecho do canal é para dezembro deste ano, segundo o engenheiro responsável, Ten. Gurgel.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel