Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ETEV questiona pesquisa sobre sensação de insegurança nos ônibus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Sobre o resultado de uma pesquisa veiculado em rede nacional de televisão, apontando que em média a percepção da sensação de insegurança pelos passageiros do transporte público, no Brasil, alcança o percentual de 81%, sendo que na Região Metropolitana do Recife esse índice chega a 96%, o presidente da Ong ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida) declarou que entende como incorreta a pergunta formulada pelos realizadores da referida pesquisa e que, por isto, a conclusão é inadequada.

O presidente da Ong ETEV, Luiz Carlos André, destacou que, embora não sendo especialista no campo da pesquisa científica, o bom senso indica que uma pergunta como a que foi feita é inapropriada para se tirar conclusão quanto ao sentimento da população em relação especificamente ao transporte coletivo sob o foco da segurança pública.

Você se sente seguro no TP?

A pesquisa foi solicitada pela UITP (União Internacional do Transporte Público), tendo como amostra 80 cidades brasileiras, auscultando quase 50 mil passageiros do transporte público.

Na contestação do presidente da Ong ETEV sobre a forma como a pergunta foi formulada, esta expressa no subtítulo acima (“Você se sente seguro no transporte público?”), ele pondera se esse mesmo resultado dos 96% dos passageiros responderam negativamente, também não o seria se se perguntasse “Você se sente seguro ao entrar em uma farmácia?” ou “Você se sente seguro quando está em uma praça?”.

Não é só nos ônibus

Luiz Carlos André justificou essa sua contestação e publicação da mesma porque “a divulgação do resultado de uma pesquisa assim, só falando do transporte coletivo, deixa parecer que é só nesse setor que as pessoas estão com a percepção de falta de segurança” – disse ele. E concluiu: – “Se formos analisar os dados específicos, mesmo se tratando de um setor cujos veículos assemelham-se a lojas móveis circulando por todos os pontos das cidades, vamos constatar que nele há bem menos motivos para esse sentimento de insegurança do que simplesmente se está nas ruas, nas casas lotéricas, nas praças, nas paradas dos ônibus etc”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba