Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Natalense desaprova gestão da prefeita e da governadora

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A pesquisa  Sinduscon-Consult, divulgada ontem, apresentou números sobre as avaliações dos governos da presidenta Dilma Rousseff, da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita Micarla de Sousa. Apenas a presidenta teve índices de aprovação acima dos 50 pontos percentuais. A administração de Micarla de Sousa é desaprovada por 90,2% da população. Somente 5,6% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão da capital potiguar e outros 4,2% disseram não ter opinião formada sobre a administração. O Governo Rosalba Ciarlini, que completou um ano no dia primeiro de janeiro, é desaprovado por 59,6% da população natalense e aprovado por 25,1%. O Governo Dilma Rousseff é aprovado por 63,5% das pessoas e desaprovado por 23,8%.

 
A maior reprovação de Micarla de Sousa é na zona Oeste, onde ele chega a ter 94,8% de negativa. A menor desaprovação é na zona Norte, onde 87,7% da população disse desaprovar a gestão municipal. 
 
A sondagem também questionou os eleitores entrevistados sobre qual o maior problema enfrentado hoje pela população de Natal. A maioria apontou "segurança, drogas, violência e policiamento" (39,6%). Em segundo lugar entre os maiores problemas da população ficaram "saúde e falta de hospitais (21%). Também foram apontados "limpeza urbana, lixo, coleta e sujeira" (7,2%), "saneamento básico e esgoto" (5,8%), buracos (3,7%), educação (3,4%), transporte (3,4%), trânsito (3,1%), desemprego (3%), calçamento (2,7%) e "todos" esses problemas (2%).
 
Essa parte administrativa da pesquisa teve os questionários aplicados entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2011.
 
Espontânea e rejeição
 
Os números divulgados da sondagem Sinduscon-Consult também trouxe dados sobre intenção de votos. A pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistador não cita nomes dos candidatos e deixa o eleitor livre para citar qualquer um. 64,9% das pessoas afirmaram que não sabem em quem votar. 10,1% disseram que não votam em nenhum dos candidatos. Na espontânea o ex-prefeito Carlos Eduardo ficou com 16,6%, Wilma de Faria aparece com 4,6% e Fátima Bezerra (PT) com 0,9%.
 
A prefeita Micarla de Sousa surge com 0,6% e o deputado federal Rogério Marinho com 0,5%. Hermano Morais está com 0,4%.
 
No quesito rejeição a liderança é de Micarla de Sousa. 63,5% das pessoas afirmaram que não votarão nela "de maneira alguma". A segunda no ranking é Wilma de Faria, que foi rejeitada por 4,9% dos entrevistados. Em terceiro ficou Fábio Faria com 3,6%. Carlos Eduardo é o quarto lugar com 3,3%. 
 
Essa parte eleitoral da pesquisa foi aplicada entre os dias 4 e 7 de janeiro.
 
Carlos Eduardo tem 42,8% e Wilma 19,1%
 
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) lidera a pesquisa eleitoral do Sinduscon-Consult. Ele aparece com 42,8% da preferência do eleitorado. Já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está com 19,1%. O estudo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte com o número 001/2012, entrevistou mil pessoas no período de 4 a 7 de janeiro de 2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Essa é a primeira pesquisa registrada para o pleito eleitoral da capital potiguar.
 
O terceiro colocado foi o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) com 5,2%. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) aparece com 3,3% e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) surge com 2,6%. Já o deputado federal Felipe Maia (DEM) está com 2,2% e a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) com 2,1%. O último colocado no ranking é o deputado federal Fábio Faria (PSD) que ficou com 1,6%. Dos entrevistados, 12% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e outros 9,1% disseram não saber em quem votar.
 
"Dos oito nomes que foram postos, três já entraram no Executivo, Carlos Eduardo, Wilma de Faria e Micarla de Sousa. Pela administração não aprovada de Micarla, o parâmetro de boa administração tem como espelho a de Carlos Eduardo e de Wilma", analisou o diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira. 
 
A pesquisa Sinduscon-Consult também procurou saber em quem o eleitor da capital potiguar votaria como segunda opção, caso o primeiro candidato escolhido por ele não dispute o pleito. O estudo mostrou que 39% dos eleitores de Carlos Eduardo afirmaram que poderiam também votar em Wilma de Faria. Já 55,5% dos que disseram votar na ex-governadora do PSB apontaram que teriam Carlos Eduardo como segunda opção. 
 
Dos eleitores de Hermano Morais, 21,2% disseram votar em Rogério Marinho (PSDB). Dos que afirmaram votar em Rogério, 30,8% disseram que poderiam também votar em Carlos Eduardo. 38,1% das pessoas que preferem Micarla de Sousa disseram que poderiam votar também em Carlos Eduardo. 
 
Durante o anúncio da primeira pesquisa, o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior, confirmou que o presidente estadual do PP, vereador Sérgio Andrade, telefonou pedindo para na próxima pesquisa ser incluído o nome do vereador Albert Dickson (PP) como pré-candidato a prefeito da capital potiguar.
 
Já o presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, enviou correspondência ao Sinduscon pedindo para o nome do deputado federal Fábio Faria ser retirado da pesquisa. "A correspondência chegou após a pesquisa já ter sido registrada no Tribunal Regional Eleitoral por isso o nome do deputado foi mantido. Mas na próxima pesquisa será retirado, conforme o pedido", disse Arnaldo Gaspar Júnior.
 
A divulgação da primeira pesquisa Sinduscon-Consult estava prevista para quarta-feira da semana passada, dia 4 de janeiro. Mas, na véspera, a assessoria do Sinduscon informou que o resultado só poderia ser divulgado ontem, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral não disponibilizara com antecedência o link para registro. Ontem, o relatório da pesquisa informou que o levantamento foi feito entre os dia 4 e 7 de janeiro, ou seja, a partir do dia em que estava, inicialmente prevista a divulgação. 
 
O diretor da Consul explicou que após o registro foi necessário uma nova pesquisa de intenção de voto, uma vez que a feita para divulgação no dia 4 de janeiro ficaria desatualizada. Apenas a parte sobre a avaliação administrativa dos governos, que não precisa de registro na Justiça Eleitoral, foi mantida com os dados obtidos a partir dos questionários aplicados entre os dias 18 e 22 de dezembro.
 
 
Tribuna do Norte

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos