Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo qualifica nova Organização Social para gerir saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, concedeu uma entrevista na tarde de hoje para explicar sobre a posição do Governo do Estado em qualificar mais uma Organização Social (OS) para gerir os serviços de saúde na Paraíba. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (5), por meio da Secretaria de Estado da Administração.
 
Em entrevista coletiva à imprensa no auditório da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Waldson Souza explicou que a Associação Internacional de Ações Humanitárias  AçãoMedVida já é bastante conhecida já que ela atua em São Paulo e outros Estados da Região Sul e Sudeste. " O que o Estado fez com a Cruz Vermelha acaba de fazer com essa Organização Social e tudo está dentro das Lei Federal lei Nº 9.637 de 15 de maio de 1998 e da estadual  9.454 de 6 de outubro de 2011”, afirmou o secretário.
 
Com  mais  essa decisão, o Estado tem agora quatro Organizações Sociais qualificadas para gerir e administrar os serviços de saúde do Estado. São Elas: a Cruz Vermelha, a Pró Saúde,  O Instituto Social Fibra e agora a AçãoMedVida. Dessas quatro apenas duas estão gerindo os serviços de saúde, A Cruz Vermelha, que atua no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e o Instituto Social Fibra que está gerindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira.
 
Waldson Dias de Souza disse que a intenção do Governo do Estado é expandir o processo de pactuação para todo a Paraíba, principalmente para os hospitais de grande porte e os 12 regionais. "A experiência está dando certo, a população está gostando, estamos agindo dentro da lei, e não tem porque não estender o serviço para todo o Estado para que as pessoas tenham direito a um serviço  eficiente e de qualidade”, afirmou o secretário.
 
O secretário afirmou que  desde que  a Cruz Vermelha passou a administrar o Trauma de João Pessoa, a unidade de saúde só tem conseguido resultados positivos. "A gente conseguiu reduzir custos, ampliamos os leitos, fizemos investimentos que melhoraram a prestação de serviços à população, como também os funcionários agora têm carteira assinada e com isso tem garantido todos os seus direitos trabalhistas, levando-se em consideração ainda que o Trauma resgatou o seu perfil de atendimento na área de urgência e emergência, já que estava funcionando como hospital geral e o melhor de tudo isso, a população aprovou e está satisfeita com as mudanças”, comentou Waldson Souza.
 
Ainda com relação ao Trauma, o secretário afirmou que já foi iniciada a ampliação dos leitos de UTI Geral que passarão de 10 para 18 num investimento estimado em R$ 1 milhão. "Investimos também em equipamentos, na alimentação e em vários outros setores e serviços”, disse.
 
Ele deixou claro que qualquer Organização Social pode pleitear a sua qualificação junto a Secretaria de Administração do Estado. Se o processo for aprovado, cabe a Secretaria da Saúde avaliar se a OS cumpre os requisitos técnicos para gerir e administrar as unidades de saúde do Estado.
 
Waldson Dias lembrou que a liminar que suspendia a renovação do contrato com a Cruz Vermelha foi cassada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e agora a OS vai gerir o Hospital de Trauma por mais seis meses.  O secretário afirmou que as metas da primeira gestão foram alcanças e agora foi feita uma nova repactuação. "O que nós queremos e buscamos com essa pactuação é oferecer um serviço de saúde cada vez melhor à população paraibana”, finalizou o secretário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre